Aula sobre Meios De Transporte

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Meios de transporte" é de extrema relevância para a compreensão da organização do espaço geográfico. Através dele, é possível entender como as redes de transporte influenciam na circulação de pessoas, bens e informações, além de como essas redes são responsáveis pela configuração do território brasileiro. É importante que os alunos compreendam a importância dos meios de transporte para o desenvolvimento econômico e social do país.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Meios de transporte" e sua importância para a organização do espaço geográfico. Em seguida, explique como será o desenvolvimento da atividade.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Meios de transporte terrestres

    Os alunos da estação 1 deverão pesquisar e apresentar os principais meios de transporte terrestres utilizados no Brasil, como carros, ônibus, trens e metrôs. Além disso, deverão discutir sobre a importância de cada um desses meios de transporte para a circulação de pessoas e bens no país.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Meios de transporte aquáticos

    Os alunos da estação 2 deverão pesquisar e apresentar os principais meios de transporte aquáticos utilizados no Brasil, como navios, barcos e balsas. Além disso, deverão discutir sobre a importância desses meios de transporte para a circulação de pessoas e bens no país.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Meios de transporte aéreos

    Os alunos da estação 3 deverão pesquisar e apresentar os principais meios de transporte aéreos utilizados no Brasil, como aviões e helicópteros. Além disso, deverão discutir sobre a importância desses meios de transporte para a circulação de pessoas e bens no país.

  5. Etapa 5 - Roda de discussão

    Ao final das três estações, os alunos se reunirão em uma roda de discussão para compartilhar as informações aprendidas em cada estação e discutir sobre a importância dos meios de transporte para a organização do espaço geográfico.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Cada aluno deverá escolher um meio de transporte e criar um desenho ou maquete representando-o. Em seguida, deverão apresentar sua criação para a turma, explicando como esse meio de transporte é importante para a circulação de pessoas e bens no Brasil.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância dos meios de transporte para a organização do espaço geográfico e como eles influenciam na vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral dos alunos.
  • Compreender a importância dos meios de transporte para a organização do espaço geográfico.
  • Analisar a influência e o papel das redes de transporte na configuração do território brasileiro.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.
  • Criatividade na criação do desenho ou maquete do meio de transporte escolhido.
  • Compreensão da importância dos meios de transporte para a organização do espaço geográfico.
  • Análise crítica sobre a influência e o papel das redes de transporte na configuração do território brasileiro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Promover a discussão e análise crítica sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas e apresentações orais de forma clara e objetiva.
  • Criar um desenho ou maquete representando um meio de transporte e apresentá-lo para a turma.
  • Analisar criticamente a importância dos meios de transporte para a organização do espaço geográfico.
  • Participar da roda de discussão e compartilhar as informações aprendidas em cada estação.