Aula sobre Meios De Transporte
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Meios de transporte" é extremamente relevante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como no trajeto para a escola, em viagens, no transporte de mercadorias e na mobilidade urbana.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância dos meios de transporte para o desenvolvimento do país. Serão apresentados exemplos de como o transporte está presente no cotidiano dos estudantes.Etapa 2 - Vídeo
Os alunos assistirão a um vídeo sobre os diferentes meios de transporte existentes no Brasil, como carros, ônibus, trens, aviões, barcos, bicicletas, entre outros. O vídeo também abordará a importância de cada meio de transporte na mobilidade urbana e no transporte de mercadorias.Etapa 3 - Mapa conceitual
Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente e dê suporte aos alunos durante a atividade.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas dos colegas.Etapa 5 - Debate
Será realizado um debate em sala de aula sobre a importância dos meios de transporte no desenvolvimento do país e na mobilidade urbana. Os alunos poderão expor suas opiniões e argumentos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, destacando a importância dos meios de transporte na sociedade e incentivando os alunos a refletirem sobre como podem contribuir para o desenvolvimento de um transporte mais eficiente e sustentável.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
- Estimular a capacidade de organização e planejamento dos alunos.
- Fomentar o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza do mapa conceitual elaborado pelos alunos.
- Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.
- Qualidade das argumentações apresentadas durante o debate.
Ações do professor
- Orientar e apoiar os alunos durante a atividade de criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação e o engajamento dos alunos durante a aula.
- Fomentar a troca de conhecimentos e experiências entre os alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente do debate em sala de aula, expondo suas opiniões e argumentos.
- Colaborar com os colegas durante a atividade de criação do mapa conceitual.