Aula sobre Meios De Transporte

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Meios de transporte" é extremamente relevante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como no trajeto para a escola, em viagens, no transporte de mercadorias e na mobilidade urbana.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos meios de transporte para o desenvolvimento do país. Serão apresentados exemplos de como o transporte está presente no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre os diferentes meios de transporte existentes no Brasil, como carros, ônibus, trens, aviões, barcos, bicicletas, entre outros. O vídeo também abordará a importância de cada meio de transporte na mobilidade urbana e no transporte de mercadorias.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente e dê suporte aos alunos durante a atividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas dos colegas.

  5. Etapa 5 - Debate

    Será realizado um debate em sala de aula sobre a importância dos meios de transporte no desenvolvimento do país e na mobilidade urbana. Os alunos poderão expor suas opiniões e argumentos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando a importância dos meios de transporte na sociedade e incentivando os alunos a refletirem sobre como podem contribuir para o desenvolvimento de um transporte mais eficiente e sustentável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a capacidade de organização e planejamento dos alunos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza do mapa conceitual elaborado pelos alunos.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade das argumentações apresentadas durante o debate.

Ações do professor

  • Orientar e apoiar os alunos durante a atividade de criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos durante a aula.
  • Fomentar a troca de conhecimentos e experiências entre os alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente do debate em sala de aula, expondo suas opiniões e argumentos.
  • Colaborar com os colegas durante a atividade de criação do mapa conceitual.