Aula sobre Meiose

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A meiose é um processo fundamental na reprodução sexuada que ocorre em todas as espécies animais e vegetais. É responsável pela formação de gametas, células sexuais haploides que se unem durante a fecundação, dando origem a um novo indivíduo diploide. Nesta aula, os alunos serão desafiados a entender como ocorre a meiose e sua importância na transmissão das características hereditárias.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Você pode iniciar esta aula apresentando o seguinte problema para os alunos: "João e Maria querem saber como ocorre a formação dos gametas e como as características dos pais são transmitidas para os filhos. Como podemos ajudá-los a entender melhor esse processo?"

  2. Etapa 2 - Levantamento de hipóteses

    Os alunos devem discutir em grupo e levantar hipóteses sobre como ocorre a formação dos gametas e como as características dos pais são transmitidas para os filhos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar em livros didáticos e outras fontes confiáveis sobre o processo de meiose e a transmissão das características hereditárias.

  4. Etapa 4 - Análise dos dados

    Os alunos devem analisar as informações coletadas e discutir em grupo como a meiose ocorre e como as características hereditárias são transmitidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação das conclusões

    Os alunos devem apresentar suas conclusões sobre a meiose e a transmissão das características hereditárias.

  6. Etapa 6 - Discussão e avaliação

    Os alunos devem discutir em grupo as conclusões apresentadas e avaliar a atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs (“Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”).

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula destacando os pontos principais discutidos e reforçando a importância da meiose na transmissão das características hereditárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes;
  • Estimular a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar para a resolução de problemas;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar informações e apresentá-las de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo;
  • Capacidade dos alunos em levantar hipóteses e apresentá-las de forma clara e objetiva.
  • Capacidade dos alunos em analisar as informações coletadas e relacioná-las ao problema apresentado;
  • Avaliação e registro dos alunos durante o desenvolvimento da metodologia dos 3 Qs (“Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”).

Ações do professor

  • Orientar os alunos na busca de fontes confiáveis de informação;
  • Estimular a pesquisa independente dos alunos.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o processo de aprendizagem.
  • Mediar as discussões e intervir em casos de erros conceituais.
  • - Reforçar a importância da meiose na transmissão das características hereditárias.

Ações do aluno

  • Organizar as informações coletadas em um formato claro e objetivo;
  • Apresentar as conclusões de forma clara e objetiva.
  • Participar das discussões propostas sobre o tema;
  • Realizar a avaliação utilizando a metodologias dos 3 Qs.