Aula sobre Meiose

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A meiose é um processo de divisão celular que ocorre em células reprodutivas, como os gametas, que são os responsáveis pela transmissão das características hereditárias de uma geração para outra. Além disso, embutido na meiose estão mecanismos de geração de variabilidade genética. É essencial que os alunos compreendam esse processo para entenderem como ocorre a variação genética e a evolução das espécies.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a meiose e sua importância para a transmissão das características hereditárias e variabilidade genética. Em seguida, apresente aos alunos o objetivo da aula e a metodologia a ser utilizada.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e elaboração do template

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 6 pessoas e cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos e esteja disponível para tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre um subtópico relacionado à meiose, como a importância da meiose para a variabilidade genética, as diferenças entre meiose e mitose, meiose ser ou não imprescindível para a reprodução sexuada, diferenças entre gametas dependendo do tipo de fecundação. Os alunos devem utilizar livros didáticos, divulgação científica e outras fontes confiáveis para realizar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Elaboração de argumentos

    Com base na pesquisa realizada, os grupos deverão elaborar argumentos que sustentem suas opiniões sobre o subtópico escolhido. Esteja estar disponível para auxiliar os alunos na elaboração dos argumentos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo deve apresentar seus argumentos para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa 2. Os outros grupos devem avaliar a apresentação e preencher o template.

  6. Etapa 6 - Discussão e conclusão

    Após todas as apresentações, conduza uma discussão com a turma sobre a meiose e a importância da transmissão das características hereditárias. Os alunos devem concluir a aula com uma reflexão sobre o que aprenderam e como a metodologia utilizada contribuiu para o seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação;
  • Estimular a pesquisa e o pensamento crítico;
  • Aprofundar o conhecimento sobre a meiose e sua importância para a transmissão das características hereditárias.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares;
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e elaboração dos argumentos;
  • Conduzir a discussão e conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Criar o template de avaliação por pares;
  • Realizar a pesquisa sobre o subtópico escolhido;
  • Elaborar argumentos que sustentem suas opiniões;
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos;
  • Refletir sobre o aprendizado adquirido durante a aula.