Aula sobre Meiose

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A meiose é um processo de divisão celular que ocorre em células germinativas, responsável pela formação de gametas. Esse processo é importante para a transmissão das características hereditárias de pais para filhos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus objetivos, destacando a importância da meiose para a transmissão das características hereditárias. Nesta estação você poderá utilizar imagens e esquemas para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Separe a turma em grupos e cada grupo deve receber uma atividade diferente sobre o tema, como, por exemplo, a organização dos cromossomos em células haploides, a separação dos pares de cromossomos, a formação de gametas, entre outras.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Os grupos devem ser direcionados para a próxima estação, onde devem desenvolver uma atividade prática relacionada ao tema, como, por exemplo, a construção de um modelo de célula haploide utilizando materiais simples, como papel, tesoura e cola.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Na terceira estação, os alunos devem discutir em grupo sobre a atividade que realizaram e apresentar suas conclusões. Incentive a participação de todos e estimule o debate.

  5. Etapa 5 - Estação 4

    Na quarta estação, os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Oriente os alunos sobre como utilizar o modelo e estimular a reflexão sobre as atividades realizadas.

  6. Etapa 6 - Estação 5

    Na quinta estação, os grupos devem apresentar suas conclusões e debater sobre os resultados obtidos. Estimule a participação de todos e incentivar a troca de ideias entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese das atividades realizadas e destacar os principais pontos abordados. Os alunos devem ter a oportunidade de tirar dúvidas e o professor deve incentivar a reflexão sobre o tema.

    Dica: Utilize uma caixa de sapatos para representar os cromossomos e pedir aos alunos que separem os pares de cromossomos e os organizem em células haploides, simulando o processo de meiose.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e das atividades realizadas.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Orientar e direcionar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e o debate entre os grupos.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as atividades realizadas.