Memórias literárias

Nessa aula de Português, vamos falar sobre memórias literárias. Você já leu ou escreveu um texto de memórias literárias? Vem conhecer mais sobre este gênero!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Se você tivesse que explicar pra alguém o que são memórias literárias, você diria que:

    A) São textos que contam a vida de alguém, geralmente as lembranças de uma pessoa famosa.

    B) São lembranças que a pessoa mesmo conta, só que de forma interessante e com linguagem artística.

    C) São uma coleção de histórias que um escritor junta em um livro.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Professor, nesta aula, explique aos alunos que eles aprenderão como criar suas próprias memórias literárias utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida. Eles terão a oportunidade de explorar diferentes aspectos da narrativa, como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, e criar suas próprias histórias utilizando esses elementos.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    Explique aos alunos que a aula de "Memórias literárias" pretende desenvolver a habilidade deles em criar narrativas ficcionais, utilizando diferentes gêneros e elementos narrativos. Essa habilidade é importante para a formação de leitores críticos e produtores de texto competentes. Além disso, a metodologia ativa Design Sprint será utilizada para desenvolver o pensamento criativo, colaborativo e crítico dos estudantes. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de diferentes gêneros literários que utilizam a memória como ponto de partida, como crônicas, autobiografias e contos.
    Atividade completa
  5. 5. Cultura Maker:

    Nesta aula, explique aos alunos que eles serão desafiados a criar suas próprias memórias literárias, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Para isso, eles irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo que irá guiar o processo criativo e ajudá-los a desenvolver suas ideias. Essa atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais e também aprimorar sua capacidade de trabalhar em equipe.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Nesta aula, explique que os estudantes serão introduzidos às memórias literárias, um gênero textual que consiste em narrativas baseadas em fatos vividos pelo autor. As memórias literárias são uma forma de expressar experiências pessoais de forma criativa e envolvente. Os estudantes podem aplicar esse conhecimento na escrita de suas próprias memórias literárias, ajudando-os a desenvolver habilidades de escrita criativa e autoexpressão. Para a aula, diga que eles utilizarão a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    Professor, explique aos alunos que as memórias literárias são um gênero textual cujo objetivo é resgatar lembranças pessoais e transformá-las em narrativas ficcionais. Essas narrativas podem ser contos, crônicas, histórias em quadrinhos ou qualquer outro gênero que o aluno escolher. As memórias literárias são uma oportunidade para eles desenvolverem sua criatividade, habilidades de escrita e de organização de ideias. Além disso, essa atividade pode ajudar os estudantes a trabalhar suas emoções e a refletir sobre suas próprias experiências. Nesse sentido, a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor as emoções e experiências de seus personagens.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    Professor, a aula sobre as Memórias Literárias pretende desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais, utilizando elementos como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. Essa habilidade é fundamental para a produção de textos narrativos, além de contribuir para a criatividade e imaginação dos estudantes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de Rotação por Estações, que consiste em dividir a turma em 3 grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os exemplos práticos e didáticos serão apresentados para os estudantes por meio de jogos, desafios e exercícios.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: