Aula sobre Memorias Literarias

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, explique aos alunos que eles serão desafiados a criar suas próprias memórias literárias, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Para isso, eles irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo que irá guiar o processo criativo e ajudá-los a desenvolver suas ideias. Essa atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais e também aprimorar sua capacidade de trabalhar em equipe.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta aula, explique aos alunos que eles serão desafiados a criar suas próprias memórias literárias, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Para isso, eles irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo que irá guiar o processo criativo e ajudá-los a desenvolver suas ideias. Essa atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais e também aprimorar sua capacidade de trabalhar em equipe.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o conceito de memórias literárias, exemplificando com trechos de obras literárias que utilizam essa técnica, como "Infância" de Graciliano Ramos e "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos e explique que eles irão trabalhar juntos para criar um diário de bordo sobre suas memórias literárias.

  4. Etapa 4 - Definição do problema

    Cada grupo deve definir um problema que será abordado em suas memórias literárias. O problema pode ser algo que eles tenham vivido ou algo que gostariam de ter vivido. O importante é que seja algo que gere conflito e possa ser explorado na narrativa.

  5. Etapa 5 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve gerar pelo menos três alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Essas alternativas devem ser discutidas em grupo e escolhida a mais adequada para ser explorada na narrativa.

  6. Etapa 6 - Solução

    Com a alternativa escolhida, os grupos devem trabalhar na criação da história, definindo personagens, cenários, tempo e espaço. É importante que eles utilizem os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido e empreguem conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

  7. Etapa 7 - Apresentação final

    Cada grupo deve apresentar sua história para a turma, utilizando o diário de bordo como guia. Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o processo criativo e a importância de trabalhar em equipe.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais;
  • Aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe;
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade.

Critérios de avaliação

  • Coerência narrativa;
  • Utilização adequada dos elementos da estrutura narrativa;
  • Criatividade e originalidade na apresentação da história;
  • Participação ativa dos alunos no trabalho em equipe;
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos para as etapas do trabalho.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na definição do problema e na escolha da alternativa mais adequada;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação da história;
  • Avaliar o processo criativo e a participação dos alunos no trabalho em equipe;
  • Fornecer feedbacks construtivos para aprimoramento dos trabalhos;
  • Incentivar a reflexão sobre o processo criativo e a importância de trabalhar em equipe.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na definição do problema e na escolha da alternativa mais adequada;
  • Contribuir para a criação da história, utilizando adequadamente os elementos da estrutura narrativa;
  • Trabalhar em equipe, respeitando as opiniões dos membros e cumprindo os prazos estabelecidos para as etapas do trabalho;
  • Apresentar a história com criatividade e originalidade;
  • Refletir sobre o processo criativo e a importância de trabalhar em equipe.