Aula sobre Memorias Literarias

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Professor, explique aos alunos que as memórias literárias são um gênero textual cujo objetivo é resgatar lembranças pessoais e transformá-las em narrativas ficcionais. Essas narrativas podem ser contos, crônicas, histórias em quadrinhos ou qualquer outro gênero que o aluno escolher. As memórias literárias são uma oportunidade para eles desenvolverem sua criatividade, habilidades de escrita e de organização de ideias. Além disso, essa atividade pode ajudar os estudantes a trabalhar suas emoções e a refletir sobre suas próprias experiências. Nesse sentido, a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor as emoções e experiências de seus personagens.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que as memórias literárias são um gênero textual cujo objetivo é resgatar lembranças pessoais e transformá-las em narrativas ficcionais. Essas narrativas podem ser contos, crônicas, histórias em quadrinhos ou qualquer outro gênero que o aluno escolher. As memórias literárias são uma oportunidade para eles desenvolverem sua criatividade, habilidades de escrita e de organização de ideias. Além disso, essa atividade pode ajudar os estudantes a trabalhar suas emoções e a refletir sobre suas próprias experiências. Nesse sentido, a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor as emoções e experiências de seus personagens.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema "Memórias Literárias" e contextualize\-o para os alunos. Você pode usar exemplos, previamente selecionados, de livros ou filmes que trabalhem com a temática de memórias pessoais para motivar os alunos.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Explique aos alunos o que é o mapa de empatia e peça para que cada um crie o seu próprio mapa. Cada mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Perdas" e "Ganhos". Os alunos devem preencher cada campo conforme o personagem que irão criar.

  4. Etapa 4 - Criação dos personagens

    Com base nos mapas de empatia criados, os alunos devem criar seus personagens. Oriente-os a criar personagens com base em suas próprias experiências ou em experiências de pessoas próximas.

  5. Etapa 5 - Criação do enredo

    Com base nos personagens criados, os alunos devem criar o enredo de sua narrativa. Você pode orientá-los a pensar em um conflito que o personagem deve enfrentar e em como ele irá superar esse conflito.

  6. Etapa 6 - Escrita da narrativa

    Com o enredo definido, os alunos devem escrever a narrativa escolhida, utilizando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

  7. Etapa 7 - Revisão e edição

    Após a escrita da narrativa, os alunos devem revisar e editar seus textos, com sua ajuda e a dos colegas de classe.

  8. Etapa 8 - Apresentação

    Por fim, os alunos devem apresentar suas narrativas para a turma. Você pode orientá-los a pensar em recursos audiovisuais ou de teatro para tornar a apresentação mais criativa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e organização de ideias;
  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Refletir sobre experiências pessoais e trabalhar as emoções;
  • Desenvolver a oralidade e a capacidade de apresentação;
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coerência da narrativa;
  • Utilização adequada dos elementos da estrutura narrativa;
  • Criatividade na criação dos personagens e enredo;
  • Correção gramatical e ortográfica;
  • Apresentação clara e envolvente.

Ações do professor

  • Explicar claramente cada etapa da atividade;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na criação dos personagens e enredo;
  • Estimular a criatividade dos alunos e a reflexão sobre suas próprias experiências;
  • Auxiliar na revisão e edição dos textos;
  • Estimular a apresentação criativa dos trabalhos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia;
  • Criar personagens e enredo;
  • Escrever a narrativa;
  • Revisar e editar o texto;
  • Apresentar a narrativa de forma criativa.