Aula sobre Memorias Literarias

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, explique que os estudantes serão introduzidos às memórias literárias, um gênero textual que consiste em narrativas baseadas em fatos vividos pelo autor. As memórias literárias são uma forma de expressar experiências pessoais de forma criativa e envolvente. Os estudantes podem aplicar esse conhecimento na escrita de suas próprias memórias literárias, ajudando-os a desenvolver habilidades de escrita criativa e autoexpressão. Para a aula, diga que eles utilizarão a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta aula, explique que os estudantes serão introduzidos às memórias literárias, um gênero textual que consiste em narrativas baseadas em fatos vividos pelo autor. As memórias literárias são uma forma de expressar experiências pessoais de forma criativa e envolvente. Os estudantes podem aplicar esse conhecimento na escrita de suas próprias memórias literárias, ajudando-os a desenvolver habilidades de escrita criativa e autoexpressão. Para a aula, diga que eles utilizarão a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula explicando aos alunos o que são memórias literárias, suas características e exemplos de livros que utilizam esse gênero. Você pode levar exemplos de memórias de autores famosos como "Infância" de Graciliano Ramos, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis, "A Casa do Meio" de Celso Sisto, entre outros.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Divida os estudantes em grupos para discutir as características de uma boa memória literária. Cada grupo deve criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Apresente algumas perguntas norteadoras, como: “Quais são os elementos essenciais de uma memória literária?”, “Como o autor pode tornar sua história mais envolvente?”.

  4. Etapa 4 - Preparação

    Os estudantes devem ter tempo para organizar suas ideias e anotá-las em um papel. Oriente-os a pensar em experiências pessoais que possam servir como base para suas memórias literárias.

  5. Etapa 5 - Escrita

    Os alunos devem começar a escrever suas memórias literárias, utilizando o template de avaliação criado na etapa anterior como guia. Circule pela sala fornecendo feedback e esclarecendo dúvidas.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento

    Os estudantes devem compartilhar suas memórias literárias com a turma. Professor, você pode incentivar a discussão sobre cada história e os critérios de avaliação utilizados.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os estudantes devem refletir sobre o processo de criação de suas memórias literárias. Faça algumas perguntas como: “Quais foram as maiores dificuldades encontradas na escrita?”, “O que você aprendeu com a atividade?”

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos estudantes e destacando a importância de expressar suas experiências pessoais através da escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais baseadas em fatos reais;
  • Estimular a criatividade e a autoexpressão dos alunos;
  • Aprender a avaliar a qualidade de um texto literário.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade na escolha do tema;
  • Coerência e coesão na estruturação da narrativa;
  • Utilização adequada dos elementos da estrutura narrativa;
  • Habilidade na escolha das palavras e na construção de frases;
  • Clareza e objetividade na comunicação das ideias.

Ações do professor

  • Introduzir o tema das memórias literárias e explicar suas características;
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica;
  • Fornecer feedback individualizado aos alunos durante a escrita;
  • Incentivar a discussão e o compartilhamento das memórias literárias entre os alunos;
  • Estimular a reflexão sobre o processo de criação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico;
  • Escrever uma memória literária original e criativa;
  • Compartilhar sua memória literária com a turma e participar da discussão;
  • Refletir sobre o processo de criação e aprendizado.