Aula sobre Memorias Literarias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Professor, a aula sobre as Memórias Literárias pretende desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais, utilizando elementos como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. Essa habilidade é fundamental para a produção de textos narrativos, além de contribuir para a criatividade e imaginação dos estudantes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de Rotação por Estações, que consiste em dividir a turma em 3 grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os exemplos práticos e didáticos serão apresentados para os estudantes por meio de jogos, desafios e exercícios.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, a aula sobre as Memórias Literárias pretende desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais, utilizando elementos como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. Essa habilidade é fundamental para a produção de textos narrativos, além de contribuir para a criatividade e imaginação dos estudantes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de Rotação por Estações, que consiste em dividir a turma em 3 grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os exemplos práticos e didáticos serão apresentados para os estudantes por meio de jogos, desafios e exercícios.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são Memórias Literárias e como elas podem ser utilizadas na produção de textos narrativos. Em seguida, apresente os objetivos e a metodologia que serão utilizados na aula.

  3. Etapa 3 - Estação por rotações

    Estação 1 - Criação dos personagens:

    Divida os alunos em grupos e leve um dos grupos para a Estação 1, onde devem criar personagens para suas histórias. Disponibilize fichas, previamente montadas por você, com perguntas sobre os personagens, como nome, idade, profissão, hobbies, entre outros. Os estudantes devem responder às perguntas e criar uma breve descrição para cada personagem.

    Estação 2 - Criação do enredo:

    Na Estação 2, o outro grupo de alunos deve criar o enredo de suas histórias. Disponibilize cartões, previamente feitos por você, com palavras-chave que devem ser utilizadas para criar a trama, como "mistério", "aventura", "amizade", "traição", entre outros. Os estudantes devem utilizar as palavras-chave para criar um esboço do enredo de suas histórias.

    Estação 3 - Criação do cenário:

    Na Estação 3, os alunos devem criar o cenário de suas histórias. Disponibilize imagens, previamente selecionadas por você, de lugares diferentes, como florestas, praias, ruas movimentadas, entre outros. Os estudantes devem escolher uma imagem e criar uma breve descrição do cenário em que a história se passa.


  4. Etapa 4 - Produção

    Após completar as três estações, os alunos retornam para suas carteiras individualmente e começam a escrever suas histórias. Oriente os estudantes durante a produção do texto, dando sugestões e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Ao final da aula, peça que os alunos compartilhem suas histórias com a turma. Oriente a leitura dos estudantes os seus feedbacks para os outros colegas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Encerre a aula com uma reflexão sobre o processo de criação das histórias. Convide os alunos a falarem sobre os desafios encontrados e sobre o que aprenderam durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de criar narrativas ficcionais;
  • Estimular a criatividade e imaginação dos estudantes;
  • Promover a interação e colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de dar e receber feedbacks construtivos;
  • Aprender a utilizar elementos narrativos como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos narrativos;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Originalidade e criatividade na criação da história;
  • Desenvolvimento do enredo e personagens;
  • Correção gramatical e ortográfica.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a produção do texto;
  • Dar feedbacks construtivos sobre as histórias;
  • Estimular a criatividade e imaginação dos estudantes;
  • Incentivar a interação e colaboração entre os alunos;
  • Fazer a reflexão sobre o processo de criação das histórias.

Ações do aluno

  • Criar personagens para suas histórias;
  • Criar o enredo da história utilizando as palavras-chave;
  • Criar o cenário da história;
  • Escrever a história utilizando os elementos narrativos;
  • Compartilhar a história com a turma e dar feedbacks construtivos aos colegas.