Aula sobre Memorias Literarias

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, nesta aula, explique aos alunos que eles aprenderão como criar suas próprias memórias literárias utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida. Eles terão a oportunidade de explorar diferentes aspectos da narrativa, como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, e criar suas próprias histórias utilizando esses elementos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, apresentando exemplos de memórias literárias, previamente selecionados, e explique o que são. Os alunos devem fazer anotações e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos devem assistir a um vídeo ou ler um texto sobre a estrutura narrativa de uma história, prestando atenção aos elementos que compõem uma narrativa: enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. Em seguida, eles devem criar um mapa conceitual com a ideia central do tema e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Análise

    Os alunos devem ler uma memória literária de um autor famoso, como Clarice Lispector ou Fernando Sabino, e analisar como a estrutura narrativa foi utilizada na construção da história.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os alunos devem criar um esboço de sua própria história, pensando em todos os elementos da narrativa. Eles também devem escolher o gênero literário que desejam escrever, como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Divida a turma em grupos e solicite que cada grupo apresente seu esboço para o restante da turma. Os alunos devem fazer perguntas e dar sugestões de melhorias.

  6. Etapa 6 - Finalização

    Os alunos devem escrever a história completa e corrigi-la em grupo. Forneça feedback e sugestões de melhoria.

  7. Etapa 7 - Apresentação final

    Os alunos devem apresentar suas histórias para a turma, com o auxílio de recursos visuais, como desenhos, imagens e vídeos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e criatividade dos alunos;
  • Trabalhar a estrutura narrativa em diferentes gêneros literários;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de utilizar a estrutura narrativa em diferentes gêneros literários;
  • Criatividade na construção da história;
  • Habilidade de escrever uma história coesa e coerente;
  • Participação na correção e feedback das histórias dos colegas;
  • Apresentação adequada das histórias para a turma.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e fornecer exemplos;
  • Fornecer recursos para o aprendizado da estrutura narrativa;
  • Auxiliar na criação dos esboços e correção das histórias;
  • Fornecer feedback e sugestões de melhoria;
  • Organizar a apresentação das histórias para a turma.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual com a ideia central do tema e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos;
  • Ler e analisar uma memória literária de um autor famoso;
  • Criar um esboço de sua própria história, pensando em todos os elementos da narrativa;
  • Corrigir a história em grupo e fornecer feedback aos colegas;
  • Apresentar a história completa para a turma, com auxílio de recursos visuais.