Aula sobre Memorias Literarias
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Professor, nesta aula, explique aos alunos que eles aprenderão como criar suas próprias memórias literárias utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida. Eles terão a oportunidade de explorar diferentes aspectos da narrativa, como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, e criar suas próprias histórias utilizando esses elementos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema, apresentando exemplos de memórias literárias, previamente selecionados, e explique o que são. Os alunos devem fazer anotações e tirar dúvidas.Etapa 2 - Mapa conceitual
Os alunos devem assistir a um vídeo ou ler um texto sobre a estrutura narrativa de uma história, prestando atenção aos elementos que compõem uma narrativa: enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. Em seguida, eles devem criar um mapa conceitual com a ideia central do tema e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Análise
Os alunos devem ler uma memória literária de um autor famoso, como Clarice Lispector ou Fernando Sabino, e analisar como a estrutura narrativa foi utilizada na construção da história.Etapa 4 - Criação
Os alunos devem criar um esboço de sua própria história, pensando em todos os elementos da narrativa. Eles também devem escolher o gênero literário que desejam escrever, como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros.Etapa 5 - Discussão
Divida a turma em grupos e solicite que cada grupo apresente seu esboço para o restante da turma. Os alunos devem fazer perguntas e dar sugestões de melhorias.Etapa 6 - Finalização
Os alunos devem escrever a história completa e corrigi-la em grupo. Forneça feedback e sugestões de melhoria.Etapa 7 - Apresentação final
Os alunos devem apresentar suas histórias para a turma, com o auxílio de recursos visuais, como desenhos, imagens e vídeos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de escrita e criatividade dos alunos;
- Trabalhar a estrutura narrativa em diferentes gêneros literários;
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de utilizar a estrutura narrativa em diferentes gêneros literários;
- Criatividade na construção da história;
- Habilidade de escrever uma história coesa e coerente;
- Participação na correção e feedback das histórias dos colegas;
- Apresentação adequada das histórias para a turma.
Ações do professor
- Introduzir o tema e fornecer exemplos;
- Fornecer recursos para o aprendizado da estrutura narrativa;
- Auxiliar na criação dos esboços e correção das histórias;
- Fornecer feedback e sugestões de melhoria;
- Organizar a apresentação das histórias para a turma.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual com a ideia central do tema e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos;
- Ler e analisar uma memória literária de um autor famoso;
- Criar um esboço de sua própria história, pensando em todos os elementos da narrativa;
- Corrigir a história em grupo e fornecer feedback aos colegas;
- Apresentar a história completa para a turma, com auxílio de recursos visuais.