Mercantilismo
Você cozinha muito bem e faz coxinhas na sua casa para vender. Quanto maior o preço que você vende suas coxinhas e quanto menos gasta para poder fazê-las só não pode usar produtos de baixa qualidade, maior é seu lucro, correto?
Sabia que os monarcas, há centenas de anos atrás já tinham percebido isso também? (Claro que não foi com coxinhas). Vem com a gente pra podermos falar sobre economia e Mercantilismo nessa aula de História!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual alternativa não tem a ver com o fortalecimento e a centralização do poder do rei?
Atividade completaA)
Unificação de moedas na Europa e Ásia.B) Fortalecimento e valorização das cidades e comércio.
C) Aliança muito forte entre Igreja e Estado.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Sprint:
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Essa política se baseava na acumulação de metais preciosos, na proteção da produção nacional e no estímulo às exportações. O mercantilismo teve grande influência na formação das monarquias absolutistas e na expansão colonial europeia. Utilize exemplos práticos, como a exploração de recursos naturais em países subdesenvolvidos, a proteção da indústria nacional em países desenvolvidos e a relação entre a política econômica e a formação das monarquias absolutistas.Atividade completa4. Design Thinking:
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados nacionais. Nessa época, o comércio era a principal fonte de riqueza e os países europeus buscavam acumular metais preciosos, como ouro e prata, para fortalecer suas economias. O mercantilismo também incentivou a criação de colônias e o comércio de escravos. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as motivações e ações dos países europeus durante o período do mercantilismo.Atividade completa5. Gamificação:
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que buscava o enriquecimento do Estado através do comércio. Essa política incentivava a exportação de produtos manufaturados e a importação de matérias-primas, além de promover a acumulação de metais preciosos. No cotidiano dos estudantes, o mercantilismo pode ser encontrado em diversas situações, como na política econômica de alguns países, na busca por acúmulo de riquezas e na valorização do comércio. Utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para que os alunos possam criar um jogo que explique os principais conceitos do mercantilismo.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Essa política se baseava na acumulação de metais preciosos, na proteção da produção nacional e no estímulo às exportações. O mercantilismo teve grande influência na formação das monarquias absolutistas e na expansão colonial europeia. Será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e analisar os principais aspectos do mercantilismo.Atividade completa7. Rotação por estações:
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Essa política se baseava na acumulação de metais preciosos, na proteção das indústrias nacionais e no controle do comércio colonial. O mercantilismo teve grande influência na formação das monarquias absolutistas e na expansão marítima europeia. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam compreender melhor os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Nessa época, o comércio era a principal fonte de riqueza e, por isso, os países buscavam acumular metais preciosos, como ouro e prata, e controlar as rotas comerciais. O mercantilismo também incentivou a produção interna e a criação de indústrias, além de estabelecer tarifas alfandegárias para proteger a economia nacional. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: