Mercantilismo

Você cozinha muito bem e faz coxinhas na sua casa para vender. Quanto maior o preço que você vende suas coxinhas e quanto menos gasta para poder fazê-las só não pode usar produtos de baixa qualidade, maior é seu lucro, correto?

Sabia que os monarcas, há centenas de anos atrás já tinham percebido isso também? (Claro que não foi com coxinhas). Vem com a gente pra podermos falar sobre economia e Mercantilismo nessa aula de História!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual alternativa não tem a ver com o fortalecimento e a centralização do poder do rei?

    A) Unificação de moedas na Europa e Ásia.

    B) Fortalecimento e valorização das cidades e comércio.

    C) Aliança muito forte entre Igreja e Estado.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Design Sprint:

    O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Essa política se baseava na acumulação de metais preciosos, na proteção da produção nacional e no estímulo às exportações. O mercantilismo teve grande influência na formação das monarquias absolutistas e na expansão colonial europeia. Utilize exemplos práticos, como a exploração de recursos naturais em países subdesenvolvidos, a proteção da indústria nacional em países desenvolvidos e a relação entre a política econômica e a formação das monarquias absolutistas.
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  4. 4. Design Thinking:

    O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados nacionais. Nessa época, o comércio era a principal fonte de riqueza e os países europeus buscavam acumular metais preciosos, como ouro e prata, para fortalecer suas economias. O mercantilismo também incentivou a criação de colônias e o comércio de escravos. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as motivações e ações dos países europeus durante o período do mercantilismo.
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  5. 5. Gamificação:

    O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que buscava o enriquecimento do Estado através do comércio. Essa política incentivava a exportação de produtos manufaturados e a importação de matérias-primas, além de promover a acumulação de metais preciosos. No cotidiano dos estudantes, o mercantilismo pode ser encontrado em diversas situações, como na política econômica de alguns países, na busca por acúmulo de riquezas e na valorização do comércio. Utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para que os alunos possam criar um jogo que explique os principais conceitos do mercantilismo.
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  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Essa política se baseava na acumulação de metais preciosos, na proteção da produção nacional e no estímulo às exportações. O mercantilismo teve grande influência na formação das monarquias absolutistas e na expansão colonial europeia. Será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e analisar os principais aspectos do mercantilismo.
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  7. 7. Rotação por estações:

    O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Essa política se baseava na acumulação de metais preciosos, na proteção das indústrias nacionais e no controle do comércio colonial. O mercantilismo teve grande influência na formação das monarquias absolutistas e na expansão marítima europeia. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam compreender melhor os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características.
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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Nessa época, o comércio era a principal fonte de riqueza e, por isso, os países buscavam acumular metais preciosos, como ouro e prata, e controlar as rotas comerciais. O mercantilismo também incentivou a produção interna e a criação de indústrias, além de estabelecer tarifas alfandegárias para proteger a economia nacional. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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