Aula sobre Mercantilismo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Essa política se baseava na acumulação de metais preciosos, na proteção da produção nacional e no estímulo às exportações. O mercantilismo teve grande influência na formação das monarquias absolutistas e na expansão colonial europeia. Utilize exemplos práticos, como a exploração de recursos naturais em países subdesenvolvidos, a proteção da indústria nacional em países desenvolvidos e a relação entre a política econômica e a formação das monarquias absolutistas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de mercantilismo e suas principais características. Os alunos irão discutir em grupos sobre a importância do mercantilismo para a formação das monarquias absolutistas e para a expansão colonial europeia.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre o mercantilismo, destacando suas principais características e a relação com a formação das monarquias absolutistas e a expansão colonial europeia.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um país que adotou o mercantilismo e pesquisar sobre sua política econômica, as consequências para a população e a relação com a formação das monarquias absolutistas e a expansão colonial europeia.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um infográfico sobre o país escolhido, destacando as principais características do mercantilismo e a relação com a formação das monarquias absolutistas e a expansão colonial europeia.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma e discutir sobre as diferentes políticas econômicas adotadas pelos países europeus durante o mercantilismo e suas consequências para a população e para a formação das monarquias absolutistas e a expansão colonial europeia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica sobre a política econômica adotada pelos países europeus durante o mercantilismo.
  • Criar infográficos e apresentar seus trabalhos para a turma.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de mercantilismo e suas principais características.
  • Qualidade do mapa mental e do infográfico criados pelos alunos.
  • Pesquisa e análise crítica sobre a política econômica adotada pelo país escolhido.
  • Participação na discussão em grupo e na apresentação dos trabalhos para a turma.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de mercantilismo e suas principais características.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental e do infográfico.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica sobre a política econômica adotada pelos países europeus durante o mercantilismo.
  • Mediar a discussão em grupo e a apresentação dos trabalhos para a turma.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo sobre a importância do mercantilismo para a formação das monarquias absolutistas e para a expansão colonial europeia.
  • Criar o mapa mental e o infográfico sobre o mercantilismo e o país escolhido.
  • Pesquisar sobre a política econômica adotada pelo país escolhido e suas consequências para a população e para a formação das monarquias absolutistas e a expansão colonial europeia.
  • Apresentar o infográfico para a turma e participar da discussão sobre as diferentes políticas econômicas adotadas pelos países europeus durante o mercantilismo.