Aula sobre Mercantilismo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que buscava o enriquecimento do Estado através do comércio. Essa política incentivava a exportação de produtos manufaturados e a importação de matérias-primas, além de promover a acumulação de metais preciosos. No cotidiano dos estudantes, o mercantilismo pode ser encontrado em diversas situações, como na política econômica de alguns países, na busca por acúmulo de riquezas e na valorização do comércio. Utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para que os alunos possam criar um jogo que explique os principais conceitos do mercantilismo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema do mercantilismo e explique os principais conceitos. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um nome para o seu jogo.Etapa 3 - Definição do objetivo do jogo
Cada grupo irá definir qual será o objetivo do seu jogo, ou seja, o que os jogadores precisam fazer para vencer.Etapa 4 - Definição dos desafios do jogo
Os grupos irão definir quais serão os desafios que os jogadores terão que enfrentar para alcançar o objetivo do jogo.Etapa 5 - Definição dos níveis
Cada grupo irá definir quantos níveis terá o seu jogo e quais serão as dificuldades de cada um.Etapa 6 - Esquema de recompensas
Os grupos irão definir quais serão as recompensas para os jogadores que conseguirem superar os desafios e avançarem nos níveis.Etapa 7 - Informações para o usuário final
Cada grupo irá criar um texto explicando como jogar o seu jogo e quais são as regras.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender as principais características do mercantilismo.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.
- Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo.
- Clareza e objetividade na explicação das regras.
- Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos.
- Dificuldade adequada para cada nível.
- Coerência entre as recompensas e os desafios superados.
Ações do professor
- Explicar os conceitos do mercantilismo.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Avaliar os jogos criados pelos alunos.
- Dar feedbacks construtivos para os grupos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo.
- Criar um jogo que explique os conceitos do mercantilismo.
- Definir o objetivo do jogo.
- Definir os desafios e níveis do jogo.
- Criar um texto explicando as regras do jogo.