Aula sobre Mercantilismo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Essa política se baseava na acumulação de metais preciosos, na proteção da produção nacional e no estímulo às exportações. O mercantilismo teve grande influência na formação das monarquias absolutistas e na expansão colonial europeia. Será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e analisar os principais aspectos do mercantilismo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o mercantilismo, explicando seus principais objetivos e características. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos e evidências sobre o mercantilismo. A banca julgadora e o grupo de observadores terão acesso aos argumentos dos dois grupos e poderão fazer perguntas para esclarecer dúvidas.

  3. Etapa 3 - Debate

    O grupo defensor terá que apresentar seus argumentos e evidências sobre o mercantilismo. Em seguida, o grupo opositor terá que apresentar seus argumentos e evidências contrárias. A banca julgadora e o grupo de observadores poderão fazer perguntas para esclarecer dúvidas e avaliar os argumentos apresentados.

  4. Etapa 4 - Réplica e tréplica

    O grupo defensor terá que fazer uma réplica aos argumentos do grupo opositor. Em seguida, o grupo opositor terá que fazer uma tréplica aos argumentos do grupo defensor. A banca julgadora e o grupo de observadores poderão fazer perguntas para esclarecer dúvidas e avaliar os argumentos apresentados.

  5. Etapa 5 - Deliberação

    A banca julgadora terá que avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor e decidir qual dos dois grupos apresentou os melhores argumentos e evidências.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o mercantilismo e sua importância histórica. Os alunos serão convidados a fazer uma reflexão sobre o debate e a avaliação dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento histórico.

Critérios de avaliação

  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade de argumentação e persuasão dos grupos defensor e opositor.
  • Participação ativa e construtiva dos alunos nas discussões e debates.
  • Capacidade de reflexão e análise crítica dos alunos sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia utilizada.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e debates.
  • Fazer perguntas para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Avaliar e dar feedback sobre a participação e desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos e evidências sobre o mercantilismo.
  • Participar ativamente das discussões e debates.
  • Fazer perguntas para esclarecer dúvidas e avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Refletir e analisar criticamente os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.