Aula sobre Mercantilismo
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Essa política se baseava na acumulação de metais preciosos, na proteção da produção nacional e no estímulo às exportações. O mercantilismo teve grande influência na formação das monarquias absolutistas e na expansão colonial europeia. Será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e analisar os principais aspectos do mercantilismo.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o mercantilismo, explicando seus principais objetivos e características. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Preparação
Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos e evidências sobre o mercantilismo. A banca julgadora e o grupo de observadores terão acesso aos argumentos dos dois grupos e poderão fazer perguntas para esclarecer dúvidas.Etapa 3 - Debate
O grupo defensor terá que apresentar seus argumentos e evidências sobre o mercantilismo. Em seguida, o grupo opositor terá que apresentar seus argumentos e evidências contrárias. A banca julgadora e o grupo de observadores poderão fazer perguntas para esclarecer dúvidas e avaliar os argumentos apresentados.Etapa 4 - Réplica e tréplica
O grupo defensor terá que fazer uma réplica aos argumentos do grupo opositor. Em seguida, o grupo opositor terá que fazer uma tréplica aos argumentos do grupo defensor. A banca julgadora e o grupo de observadores poderão fazer perguntas para esclarecer dúvidas e avaliar os argumentos apresentados.Etapa 5 - Deliberação
A banca julgadora terá que avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor e decidir qual dos dois grupos apresentou os melhores argumentos e evidências.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o mercantilismo e sua importância histórica. Os alunos serão convidados a fazer uma reflexão sobre o debate e a avaliação dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento histórico.
Critérios de avaliação
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade de argumentação e persuasão dos grupos defensor e opositor.
- Participação ativa e construtiva dos alunos nas discussões e debates.
- Capacidade de reflexão e análise crítica dos alunos sobre o tema.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia utilizada.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e debates.
- Fazer perguntas para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão crítica dos alunos.
- Avaliar e dar feedback sobre a participação e desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar argumentos e evidências sobre o mercantilismo.
- Participar ativamente das discussões e debates.
- Fazer perguntas para esclarecer dúvidas e avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Refletir e analisar criticamente os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.