Aula sobre Mercantilismo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o mercantilismo, explicando seus principais objetivos e características. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos que irão percorrer todas as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Leitura e interpretação de textosOs alunos na estação 1 receberão textos sobre o mercantilismo e deverão fazer a leitura e interpretação dos mesmos. Em seguida, deverão responder a algumas questões sobre o conteúdo lido.
Estação 2 - Análise de imagens
Os alunos na estação 2 receberão imagens relacionadas ao mercantilismo e deverão analisá-las, identificando elementos que remetam à política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII.
Estação 3 - Debate
Os alunos na estação 3 participarão de um debate sobre o mercantilismo, discutindo suas principais características e objetivos. Oriente a discussão e faça a mediação dos conflitos que possam surgir.
Etapa 3 - Socialização
Ao final das estações, os alunos deverão socializar o que aprenderam em cada uma delas.Incentive a participação de todos e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 4 - Atividade individual
Os alunos deverão fazer uma atividade individual sobre o mercantilismo, relacionando-o com a formação das monarquias absolutistas.Etapa 5 - Encerramento
Faça um breve encerramento reforçando os principais pontos abordados e tirando possíveis dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
- Estimular a leitura e interpretação de textos.
- Desenvolver a capacidade de análise de imagens.
- Estimular o debate e a argumentação.
- Desenvolver a capacidade de síntese e socialização.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos abordados.
- Capacidade de análise e interpretação de textos e imagens.
- Argumentação e debate.
- Qualidade da atividade individual.
Ações do professor
- Orientar as atividades propostas.
- Mediar conflitos e incentivar a participação de todos.
- Tirar dúvidas e esclarecer conceitos.
- Estimular a argumentação e o debate.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Ler e interpretar textos.
- Analisar imagens.
- Argumentar e debater.
- Realizar a atividade individual.