Aula sobre Mercantilismo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Essa política se baseava na acumulação de metais preciosos, na proteção das indústrias nacionais e no controle do comércio colonial. O mercantilismo teve grande influência na formação das monarquias absolutistas e na expansão marítima europeia. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam compreender melhor os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o mercantilismo, explicando seus principais objetivos e características. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos que irão percorrer todas as estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Leitura e interpretação de textos

    Os alunos na estação 1 receberão textos sobre o mercantilismo e deverão fazer a leitura e interpretação dos mesmos. Em seguida, deverão responder a algumas questões sobre o conteúdo lido.

    Estação 2 - Análise de imagens

    Os alunos na estação 2 receberão imagens relacionadas ao mercantilismo e deverão analisá-las, identificando elementos que remetam à política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII.

    Estação 3 - Debate

    Os alunos na estação 3 participarão de um debate sobre o mercantilismo, discutindo suas principais características e objetivos. Oriente a discussão e faça a mediação dos conflitos que possam surgir.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Ao final das estações, os alunos deverão socializar o que aprenderam em cada uma delas.Incentive a participação de todos e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Atividade individual

    Os alunos deverão fazer uma atividade individual sobre o mercantilismo, relacionando-o com a formação das monarquias absolutistas.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça um breve encerramento reforçando os principais pontos abordados e tirando possíveis dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
  • Estimular a leitura e interpretação de textos.
  • Desenvolver a capacidade de análise de imagens.
  • Estimular o debate e a argumentação.
  • Desenvolver a capacidade de síntese e socialização.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos abordados.
  • Capacidade de análise e interpretação de textos e imagens.
  • Argumentação e debate.
  • Qualidade da atividade individual.

Ações do professor

  • Orientar as atividades propostas.
  • Mediar conflitos e incentivar a participação de todos.
  • Tirar dúvidas e esclarecer conceitos.
  • Estimular a argumentação e o debate.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Ler e interpretar textos.
  • Analisar imagens.
  • Argumentar e debater.
  • Realizar a atividade individual.