Aula sobre Mercantilismo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Nessa época, o comércio era a principal fonte de riqueza e, por isso, os países buscavam acumular metais preciosos, como ouro e prata, e controlar as rotas comerciais. O mercantilismo também incentivou a produção interna e a criação de indústrias, além de estabelecer tarifas alfandegárias para proteger a economia nacional. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
OInicie apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos, como a importância do comércio para a economia atual. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre o mercantilismo e suas principais características, utilizando fontes confiáveis, como livros didáticos e sites de instituições de ensino. Oriente os alunos e tire dúvidas durante a pesquisa.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o mercantilismo, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e tire dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Avalie a apresentação e tire dúvidas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre as principais características do mercantilismo e como ele influenciou a economia dos países europeus na época. Oriente a discussão e tire dúvidas.Etapa 6 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre o mercantilismo, como a criação de indústrias e a proteção da economia nacional. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada, destacando a importância da participação dos alunos na construção do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
- Estimular a pesquisa e a criação de mapas conceituais pelos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre o tema apresentado.
- Qualidade da apresentação dos mapas conceituais pelos alunos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
- Tirar dúvidas dos alunos durante a aula.
- Avaliar a apresentação dos mapas conceituais pelos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da criação do mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas durante a aula.
- Compreender o tema apresentado.