Aula sobre Mercantilismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O mercantilismo foi uma política econômica adotada pelos países europeus durante os séculos XVI e XVII, que visava aumentar a riqueza e o poder dos Estados. Nessa época, o comércio era a principal fonte de riqueza e, por isso, os países buscavam acumular metais preciosos, como ouro e prata, e controlar as rotas comerciais. O mercantilismo também incentivou a produção interna e a criação de indústrias, além de estabelecer tarifas alfandegárias para proteger a economia nacional. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    OInicie apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos, como a importância do comércio para a economia atual. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o mercantilismo e suas principais características, utilizando fontes confiáveis, como livros didáticos e sites de instituições de ensino. Oriente os alunos e tire dúvidas durante a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o mercantilismo, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Avalie a apresentação e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as principais características do mercantilismo e como ele influenciou a economia dos países europeus na época. Oriente a discussão e tire dúvidas.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o mercantilismo, como a criação de indústrias e a proteção da economia nacional. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada, destacando a importância da participação dos alunos na construção do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
  • Estimular a pesquisa e a criação de mapas conceituais pelos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema apresentado.
  • Qualidade da apresentação dos mapas conceituais pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Tirar dúvidas dos alunos durante a aula.
  • Avaliar a apresentação dos mapas conceituais pelos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas durante a aula.
  • Compreender o tema apresentado.