Aula sobre Mercosul E Uniao Europeia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Para iniciar a aula é importante que os alunos compreendam a integração mundial, comparando diferentes interpretações, como a globalização e a mundialização. Utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando sobre a importância da integração mundial e apresentando os objetivos da atividade. Forme grupos de quatro alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Cada grupo deverá criar um mapa de empatia, contendo os campos: “O que ele pensa e sente?”, “O que ele escuta?”, “O que ele fala e faz?”, “O que ele vê?”, “Dores” e “Ganhos”. O objetivo é que os alunos analisem as características dos países do Mercosul e da União Europeia, considerando as diferenças culturais, econômicas e políticas.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os grupos deverão apresentar seus mapas de empatia e discutir as semelhanças e diferenças entre os países do Mercosul e da União Europeia.

  4. Etapa 4 - Subtópicos

    Iniciando um segundo momento, apresente os subtópicos: história, objetivos, países membros, acordos comerciais e culturais, desafios e oportunidades. Cada grupo deverá escolher um subtópico para aprofundar a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Pesquisa e Discussão

    Os grupos deverão pesquisar sobre o subtópico escolhido e apresentar suas descobertas para a turma. Em seguida, haverá uma discussão sobre as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Aplicação Prática

    Cada grupo deverá criar uma proposta de integração entre os países do Mercosul e da União Europeia, considerando os desafios e oportunidades apresentados. As propostas deverão ser apresentadas para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Proponha uma reflexão sobre a atividade e sua importância para a compreensão da integração mundial. Por fim, peça aos alunos que façam uma autoavaliação a partir de um novo mapa de empatia: “Potencial do aluno” ao centro e em cada quadrante: “o que sente”, “o que pensa”, “o que diz” e “o que faz”.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Fomentar a criatividade e a capacidade de proposição de soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade do mapa de empatia e da pesquisa realizada.
  • Criatividade e coerência da proposta de integração apresentada.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na pesquisa sobre os subtópicos.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo e na aplicação prática.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Criar um mapa de empatia coerente e completo.
  • Pesquisar sobre o subtópico escolhido e apresentar as informações de forma clara e objetiva.