Aula sobre Mercosul E Uniao Europeia
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O Mercosul e a União Europeia são blocos econômicos que têm como objetivo a integração comercial entre os países membros. O Mercosul é composto por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, enquanto a União Europeia é composta por 27 países europeus. Ambos possuem acordos comerciais importantes e são relevantes para a economia mundial.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando o que é o Mercosul e a União Europeia e a importância desses blocos econômicos, se possível, utilize mapas e imagens para contextualizar a localização geográfica desses blocos e seus países membros.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem
Explique que os alunos deverão criar um template de registro de aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento do tema. O template deve conter os campos de Check-in (o que já sabem sobre o tema) e Check-out (o que aprenderam sobre o tema). Agora, peça para preencherem no template o campo de “Check-in” e depois reservar.Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Cada grupo recebe um subtema relacionado ao Mercosul e União Europeia para pesquisar. Os subtemas podem ser: acordos comerciais, livre comércio, integração econômica, entre outros.Etapa 5 - Elaboração do template
Com base na pesquisa, os alunos pegam o template para preencher o Check-out, registrando o que aprenderam de novo a partir da pesquisa.Etapa 6 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresenta seu template para a turma, explicando o que foi aprendido sobre o subtema.Etapa 7 - Discussão em grupo
Ao final das apresentações, a turma discute os principais pontos abordados pelos grupos e o que foi aprendido sobre o Mercosul e a União Europeia. É importante realizar um fechamento apresentando a intencionalidade da metodologia desenvolvida, no qual o aluno registra o aprendizado a partir da explicação do professor em sala de aula (check-in), podendo aprofundar seus conhecimentos por meio de uma pesquisa complementar (check-out). Por fim, estabelecer uma comparação qualitativa do aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial.
- Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de apresentação oral e argumentação.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na pesquisa em grupo e na elaboração do template.
- Qualidade do template de registro de aprendizagem.
- Qualidade da apresentação oral e argumentação dos grupos.
Ações do professor
- Explicar o tema e os objetivos da aula.
- Dividir a turma em grupos e orientá-los na pesquisa.
- Estimular a discussão em grupo e a reflexão sobre o tema abordado.
Ações do aluno
- Participar da pesquisa em grupo e da elaboração do template.
- Apresentar o template para a turma e explicar o que foi aprendido.
- Participar da discussão em grupo e da reflexão sobre o tema abordado.