Aula sobre Mercosul E Uniao Europeia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Mercosul e a União Europeia são blocos econômicos que têm como objetivo a integração comercial entre os países membros. O Mercosul é composto por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, enquanto a União Europeia é composta por 27 países europeus. Ambos possuem acordos comerciais importantes e são relevantes para a economia mundial.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando o que é o Mercosul e a União Europeia e a importância desses blocos econômicos, se possível, utilize mapas e imagens para contextualizar a localização geográfica desses blocos e seus países membros.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Explique que os alunos deverão criar um template de registro de aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento do tema. O template deve conter os campos de Check-in (o que já sabem sobre o tema) e Check-out (o que aprenderam sobre o tema). Agora, peça para preencherem no template o campo de “Check-in” e depois reservar.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo recebe um subtema relacionado ao Mercosul e União Europeia para pesquisar. Os subtemas podem ser: acordos comerciais, livre comércio, integração econômica, entre outros.

  5. Etapa 5 - Elaboração do template

    Com base na pesquisa, os alunos pegam o template para preencher o Check-out, registrando o que aprenderam de novo a partir da pesquisa.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresenta seu template para a turma, explicando o que foi aprendido sobre o subtema.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, a turma discute os principais pontos abordados pelos grupos e o que foi aprendido sobre o Mercosul e a União Europeia. É importante realizar um fechamento apresentando a intencionalidade da metodologia desenvolvida, no qual o aluno registra o aprendizado a partir da explicação do professor em sala de aula (check-in), podendo aprofundar seus conhecimentos por meio de uma pesquisa complementar (check-out). Por fim, estabelecer uma comparação qualitativa do aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na pesquisa em grupo e na elaboração do template.
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem.
  • Qualidade da apresentação oral e argumentação dos grupos.

Ações do professor

  • Explicar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Estimular a discussão em grupo e a reflexão sobre o tema abordado.

Ações do aluno

  • Participar da pesquisa em grupo e da elaboração do template.
  • Apresentar o template para a turma e explicar o que foi aprendido.
  • Participar da discussão em grupo e da reflexão sobre o tema abordado.