Aula sobre Mercosul E Uniao Europeia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre o Mercosul e a União Europeia é importante para os alunos compreenderem a integração mundial, tanto econômica, política e cultural. É fundamental que os estudantes saibam comparar as diferentes interpretações, como a globalização e a mundialização.

Os alunos utilizarão a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Divisão da turma

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema e dos subtópicos

    Apresente o tema: Mercosul e União Europeia, utilizando mapas e imagens para uma melhor compreensão. Como subtópicos, deverão ser abordados: Como surgiram, como funcionam, o nível de integração regional entre os países membros e de integração mundial.

    Cada grupo deverá escolher um representante para defender sua posição no debate.


  3. Etapa 3 - Criação de template

    Cada grupo criará um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente desenvolvido” para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Início do debate

    A partir do que foi apresentado na aula, os alunos deverão debater quais são as vantagens e desvantagens dessas organizações. Cada grupo apresenta sua posição e argumentos.

  5. Etapa 5 - Durante o debate

    Os alunos deverão anotar os pontos positivos e negativos de cada apresentação, seguindo o template de avaliação criado anteriormente.

  6. Etapa 6 - Encerramento do debate

    Cada grupo apresenta suas avaliações.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Promova com a turma uma análise das diferentes interpretações sobre a integração mundial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações para compreender a integração mundial.
  • Estimular a criatividade e a capacidade argumentativa dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Habilidade em defender a posição do grupo no debate.

Ações do professor

  • Explicar o tema e os subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação de todos os alunos no debate.
  • Orientar os grupos na criação do template de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o tema e os subtópicos.
  • Criar um template de avaliação por rubrica para avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Participar ativamente do debate, defendendo a posição do grupo e avaliando as apresentações dos outros grupos.