Aula sobre Mercosul
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tema "Mercosul" é de extrema importância para a Geografia e para o cotidiano dos estudantes, uma vez que o bloco econômico é responsável por grande parte das relações comerciais do Brasil com outros países da América do Sul. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um mapa de empatia utilizando a metodologia ativa Design Thinking, o que irá ajudá-los a compreender melhor os objetivos e a importância dos organismos de integração do território americano.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema "Mercosul" e explique a importância do bloco econômico para o Brasil e para outros países da América do Sul. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Apresentação da metodologia Design Thinking
Apresente a metodologia Design Thinking e explique como ela será utilizada na atividade. Divida a turma em grupos.Etapa 3 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa de empatia sobre o Mercosul. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Oriente os alunos durante o processo. Explique que eles irão criar uma persona, que pode ser um estudante, politico, professor ou um turista.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como o Mercosul afeta o cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, na importação e exportação de produtos. Os alunos serão convidados a compartilhar suas próprias experiências.Etapa 6 - Reflexão final
Os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.Etapa 7 - Fechamento
Encerre a aula e fazendo devolutivas aos alunos sobre a metodologia utilizada. Tire possíveis dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território sul-americano.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo através da metodologia Design Thinking.
- Tornar o tema "Mercosul" mais próximo da realidade dos estudantes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de empatia.
- Apresentação clara e objetiva do mapa de empatia.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Compreensão dos exemplos práticos apresentados.
Ações do professor
- Apresentar o tema "Mercosul" de forma clara e objetiva.
- Explicar a metodologia Design Thinking e orientar os alunos durante a atividade.
- Apresentar exemplos práticos para tornar o tema mais próximo da realidade dos estudantes.
- Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
- Realizar uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
- Apresentar o mapa de empatia de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Compreender os exemplos práticos apresentados.