Aula sobre Mercosul
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O Mercosul é uma organização que visa a integração econômica e política dos países da América do Sul. É importante que os alunos compreendam a importância dessa organização para a economia e política dos países membros. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será trabalhada a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão pesquisar sobre o Mercosul, identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar os dados e propor soluções. Para isso, os alunos irão criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade, contribuindo com a disseminação da informação.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema Mercosul e sua importância para a economia e política dos países membros. Os alunos irão fazer perguntas e comentários sobre o tema.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e cada grupo irá analisar um estudo de caso sobre o Mercosul.Etapa 3 - Análise do caso
Cada grupo irá analisar um estudo de caso sobre o Mercosul. Organize os estudos de caso e oriente os alunos durante as reflexões. Os casos podem envolver os países membros e suas economias.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os alunos irão realizar pesquisas em fontes confiáveis para analisar o problema apontado no estudo de caso.Etapa 5 - Análise do contexto
Cada grupo irá analisar o contexto do problema identificado, buscando entender o que causa o problema e se é possível evitá-lo, e como o problema afeta o Mercosul.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos irão apresentar os estudos de caso, buscando entender a realidade de cada caso apresentado, buscando soluções para os problemas, buscando a integração economica do Mercosul.Etapa 7 - Síntese
Faça uma síntese do assunto, buscando analisar os casos e as soluções apontadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, buscando soluções para problemas relacionados ao tema.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em coletar e analisar dados de fontes confiáveis.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
- Qualidade dos dados coletados e análise do contexto do problema identificado.
- Criatividade e qualidade dos infográficos criados pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e auxiliar os alunos na escolha dos temas para pesquisa.
- Orientar os alunos na coleta e análise de dados de fontes confiáveis.
- Avaliar e fornecer feedback sobre a qualidade dos infográficos criados pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Coletar e analisar dados de fontes confiáveis.
- Criar infográficos criativos e de qualidade para disseminar a informação sobre o tema.