Aula sobre Mercosul

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Mercosul é um bloco econômico que reúne países da América do Sul, como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Ele foi criado visando promover a integração econômica e comercial entre esses países, além de facilitar o livre trânsito de pessoas e mercadorias. O Mercosul é importante para a economia desses países, pois permite a criação de um mercado comum, no qual as empresas podem vender seus produtos sem barreiras alfandegárias. Nesta aula, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro sobre o tema, utilizando a metodologia ativa de Gamificação. Eles serão incentivados a pesquisar e aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, enquanto desenvolvem suas habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do Mercosul e explique os objetivos do bloco econômico. Explique a metodologia de Gamificação e como ela será aplicada na aula, e os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Divisão dos Grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um líder, que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre o Mercosul e seus objetivos. Eles deverão coletar informações sobre a história do bloco econômico, os países membros, as vantagens e desvantagens da integração econômica e comercial, entre outros aspectos relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do Jogo

    Com base nas informações coletadas na pesquisa, cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro sobre o Mercosul. As perguntas e ações irão abordar os objetivos e a importância do Mercosul, bem como seus países membros.

  5. Etapa 5 - Teste e Avaliação

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma e os demais grupos irão testá-lo. Após o teste, os alunos irão avaliar o jogo conforme os critérios estabelecidos.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam sobre o Mercosul e como foi a experiência de criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema do Mercosul.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Relevância das perguntas e ações abordadas no jogo.
  • Clareza e organização das informações apresentadas no jogo.
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do Mercosul e explicar a metodologia de Gamificação.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante a pesquisa e a criação do jogo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos durante a aula.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e destacar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Mercosul e seus objetivos.
  • Criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os membros do grupo.
  • Testar e avaliar o jogo criado pelos demais grupos.
  • Participar e se engajar durante a aula.