Aula sobre Mercosul
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Mercosul é um bloco econômico que reúne países da América do Sul, como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Ele foi criado visando promover a integração econômica e comercial entre esses países, além de facilitar o livre trânsito de pessoas e mercadorias. O Mercosul é importante para a economia desses países, pois permite a criação de um mercado comum, no qual as empresas podem vender seus produtos sem barreiras alfandegárias. Nesta aula, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro sobre o tema, utilizando a metodologia ativa de Gamificação. Eles serão incentivados a pesquisar e aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, enquanto desenvolvem suas habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema do Mercosul e explique os objetivos do bloco econômico. Explique a metodologia de Gamificação e como ela será aplicada na aula, e os critérios de avaliação.Etapa 2 - Divisão dos Grupos
Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um líder, que será responsável por coordenar as atividades do grupo.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre o Mercosul e seus objetivos. Eles deverão coletar informações sobre a história do bloco econômico, os países membros, as vantagens e desvantagens da integração econômica e comercial, entre outros aspectos relevantes.Etapa 4 - Criação do Jogo
Com base nas informações coletadas na pesquisa, cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro sobre o Mercosul. As perguntas e ações irão abordar os objetivos e a importância do Mercosul, bem como seus países membros.Etapa 5 - Teste e Avaliação
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma e os demais grupos irão testá-lo. Após o teste, os alunos irão avaliar o jogo conforme os critérios estabelecidos.Etapa 6 - Discussão em Grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam sobre o Mercosul e como foi a experiência de criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema do Mercosul.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
- Relevância das perguntas e ações abordadas no jogo.
- Clareza e organização das informações apresentadas no jogo.
- Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.
- Participação e engajamento dos alunos durante a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema do Mercosul e explicar a metodologia de Gamificação.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante a pesquisa e a criação do jogo.
- Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
- Estimular a participação e o engajamento dos alunos durante a aula.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e destacar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Mercosul e seus objetivos.
- Criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os membros do grupo.
- Testar e avaliar o jogo criado pelos demais grupos.
- Participar e se engajar durante a aula.