Aula sobre Mercosul
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Mercosul é um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, visando promover a integração econômica e política entre esses países. O bloco foi criado em 1991 e atualmente é um dos maiores do mundo em termos de população e território. O tema será trabalhado nesta aula através da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos terão a oportunidade de debater e avaliar a importância do Mercosul e outros organismos de integração do território americano.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Apresente o tema e utilizar imagens e vídeos para contextualizar o assunto e despertar o interesse dos alunos.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos e apresentação do Modelo de Debate Crítico (MDC)
Explique como funciona a metodologia e os critérios de avaliação por rubrica. Divida a turma em grupos.Etapa 3 - Desenvolvimento
Cada grupo irá escolher um subtema relacionado ao Mercosul (ex: vantagens e desvantagens da integração econômica, impacto do Mercosul na economia dos países membros, etc) e criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios:Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos irão pesquisar e debater suas opiniões sobre o subtema escolhido, utilizando fontes diversas e confiáveis para embasar suas ideias.Etapa 5 - Apresentação
Os alunos irão apresentar suas ideias e avaliar as apresentações dos outros grupos, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.Etapa 6 - Discussão
Faça uma discussão com a turma sobre as conclusões alcançadas e a importância do Mercosul e outros organismos de integração do território sul-americano.Etapa 7 - Fechamento
Encerre a aula e fazendo devolutivas aos alunos sobre a metodologia utilizada. Tire possíveis dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e apresentação de ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza na apresentação das ideias.
- Utilização de argumentos e dados concretos para embasar as opiniões.
- Participação ativa e colaboração em grupo.
- Capacidade de avaliar e dar feedback sobre as apresentações dos outros grupos.
- Respeito às opiniões dos colegas e ao ambiente de debate.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC) e os critérios de avaliação por rubrica.
- Orientar os alunos durante as apresentações e debates.
- Estimular a participação ativa de todos os alunos.
- Fazer o feedback sobre a metodologia utilizada e as apresentações dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
- Apresentar as ideias de forma clara e objetiva.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o modelo de avaliação por rubrica.
- Respeitar as opiniões dos colegas e o ambiente de debate.