Aula sobre Mercosul

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Mercosul é um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, visando promover a integração econômica e política entre esses países. O bloco foi criado em 1991 e atualmente é um dos maiores do mundo em termos de população e território. O tema será trabalhado nesta aula através da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos terão a oportunidade de debater e avaliar a importância do Mercosul e outros organismos de integração do território americano.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema e utilizar imagens e vídeos para contextualizar o assunto e despertar o interesse dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos e apresentação do Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Explique como funciona a metodologia e os critérios de avaliação por rubrica. Divida a turma em grupos.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento

    Cada grupo irá escolher um subtema relacionado ao Mercosul (ex: vantagens e desvantagens da integração econômica, impacto do Mercosul na economia dos países membros, etc) e criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios:Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar e debater suas opiniões sobre o subtema escolhido, utilizando fontes diversas e confiáveis para embasar suas ideias.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas ideias e avaliar as apresentações dos outros grupos, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Faça uma discussão com a turma sobre as conclusões alcançadas e a importância do Mercosul e outros organismos de integração do território sul-americano.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Encerre a aula e fazendo devolutivas aos alunos sobre a metodologia utilizada. Tire possíveis dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e apresentação de ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação das ideias.
  • Utilização de argumentos e dados concretos para embasar as opiniões.
  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Capacidade de avaliar e dar feedback sobre as apresentações dos outros grupos.
  • Respeito às opiniões dos colegas e ao ambiente de debate.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC) e os critérios de avaliação por rubrica.
  • Orientar os alunos durante as apresentações e debates.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos.
  • Fazer o feedback sobre a metodologia utilizada e as apresentações dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
  • Apresentar as ideias de forma clara e objetiva.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o modelo de avaliação por rubrica.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e o ambiente de debate.