Mesa redonda

É importante conversar, debater, trocar ideias. Mas como fazer isto de forma organizada e eficiente? Nessa aula de Português você vai aprender sobre um tipo de apresentação chamado mesa redonda. Bons estudos!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre a mesa redonda é correto afirmar que:

    A) É uma mesa em formato redondo onde as pessoas se sentam para debater um assunto.

    B) Na mesa redonda o público pode fazer perguntas aos participantes quando tiverem dúvidas.

    C) É um encontro de vários especialistas para debater um tema específico onde há um moderador que organiza o evento.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A mesa redonda é uma técnica de debate que tem como objetivo promover a discussão de um tema específico entre os participantes. Essa técnica pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, como na política, na educação, na saúde, entre outras. Nas aulas de Português, a mesa redonda pode ser utilizada para discutir temas literários, como a análise de personagens, a interpretação de textos, entre outros. Neste material, com o Modelo de Debate Crítico (MDC), os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em formular perguntas e decompor temas polêmicos, buscando informações em fontes diversas e compartilhando-as com a turma.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    A mesa redonda é uma técnica muito utilizada em debates, palestras e programas de televisão. Ela consiste em um grupo de pessoas que se reúne para discutir um tema específico. O objetivo é estimular a reflexão crítica e a argumentação dos participantes, além de apresentar diferentes pontos de vista sobre o assunto. Neste material, utilizaremos a Sala de Aula Invertida para desenvolver a habilidade dos alunos em formular perguntas e decompor temas polêmicos. Para isso, eles criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    A mesa redonda é uma técnica utilizada em diversos contextos, desde debates políticos até discussões acadêmicas. Ela consiste em uma reunião de pessoas com o objetivo de discutir um tema específico, e cada participante tem a oportunidade de apresentar seus argumentos e opiniões. Nesta aula, os estudantes serão desafiados a criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre um tema, desenvolvendo a habilidade de formular perguntas e argumentos para análise mais minuciosa. O objetivo é que eles aprendam a trabalhar em equipe, desenvolvam a habilidade de argumentação e aprimorem a capacidade de análise crítica.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    A mesa redonda é uma técnica de debate em grupo que permite discutir com profundidade um tema específico por meio de diferentes perspectivas. Ela pode ser aplicada em programas de televisão, eventos acadêmicos ou discussão informais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a mesa redonda e como ela pode ser aplicada em situações cotidianas. A metodologia utilizada para isso será o Design Sprint.
    Atividade completa
  7. 7. Ensino Híbrido:

    A mesa redonda é uma técnica de debate em que um grupo de especialistas com diferentes pontos de vista se reúne para discutir um tema específico. Para abordar o tema, propomos neste material o Ensino Híbrido, metodologia que combina atividades online e offline. Os alunos deverão realizar uma mesa redonda ao final da atividade.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A Mesa Redonda é uma técnica de debate em grupo em que os participantes contribuem com ideias, opiniões e argumentos sobre um assunto específico. Para abordar o tema, neste material utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, e os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos de mesas redondas em programas de televisão, debates políticos etc. É importante ressaltar que a mesa redonda é uma técnica eficiente para aprimorar a habilidade de formular perguntas e argumentos e, assim, desenvolver a capacidade crítica e de análise de diferentes pontos de vista.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: