Aula sobre Mesa Redonda
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A Mesa Redonda é uma técnica de debate em grupo em que os participantes contribuem com ideias, opiniões e argumentos sobre um assunto específico. Para abordar o tema, neste material utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, e os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos de mesas redondas em programas de televisão, debates políticos etc. É importante ressaltar que a mesa redonda é uma técnica eficiente para aprimorar a habilidade de formular perguntas e argumentos e, assim, desenvolver a capacidade crítica e de análise de diferentes pontos de vista.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema e contextualize a técnica da mesa redonda. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e expressar suas opiniões iniciais sobre o assunto.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas. Selecione um tema para cada grupo discutir. Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?” para avaliar a atividade ao final da aula. Cada aluno deve preencher individualmente o template.Etapa 3 - Formulação do problema
Cada grupo deverá formular um problema relacionado ao tema escolhido. Os outros grupos serão encorajados a fazer perguntas internamente e aprofundar a discussão.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar as conclusões da discussão e os pontos de vista levantados pelos membros do grupo em uma mesa redonda. Incentive a discussão e o intercâmbio de opiniões entre a turma.Etapa 5 - Avaliação
Os estudantes preencherão o template avaliação sobre a atividade criado na Etapa 2. Use esse material para aprimorar a metodologia em aulas futuras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em formular perguntas e argumentos sobre temas polêmicos.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Fomentar a capacidade crítica e analítica dos estudantes em relação a diferentes pontos de vista.
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Formulação de perguntas e argumentos relevantes sobre o tema.
- Colaboração efetiva com os demais membros do grupo.
- Preenchimento adequado do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentação clara e objetiva das conclusões da discussão.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão e no trabalho em grupo.
- Fazer intervenções para direcionar a discussão e aprofundar o tema quando necessário.
- Acompanhar o preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs pelos alunos.
Ações do aluno
- Formular perguntas e argumentos relevantes sobre o tema.
- Colaborar efetivamente com os demais membros do grupo.
- Preencher adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar as conclusões da discussão de forma clara e objetiva.