Aula sobre Mesa Redonda

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A mesa redonda é uma técnica de debate em grupo que permite discutir com profundidade um tema específico por meio de diferentes perspectivas. Ela pode ser aplicada em programas de televisão, eventos acadêmicos ou discussão informais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a mesa redonda e como ela pode ser aplicada em situações cotidianas. A metodologia utilizada para isso será o Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula explicando o que é a mesa redonda e como ela pode ser aplicada em situações cotidianas. Para isso, você pode utilizar exemplos de mesas redondas famosas, como as que acontecem em programas de televisão ou eventos acadêmicos.

  2. Etapa 2 - Entendimento

    Divida a turma em grupos. Cada grupo irá pesquisar mais sobre o tema. Para isso, eles podem utilizar livros, artigos, sites e outras fontes de informação.

  3. Etapa 3 - Esboço

    Cada grupo irá criar um esboço de mesa redonda para apresentar. Eles deverão pensar em um tema, definir quem serão os participantes e elaborar as perguntas que serão feitas. Auxilie os alunos nessa etapa, dando sugestões e orientações.

  4. Etapa 4 - Decisão

    Cada grupo irá apresentar o esboço da mesa redonda para a turma e os alunos irão dar seus feedbacks. Em seguida, os grupos irão reafirmar quem serão os participantes da mesa redonda e ajustar as perguntas que serão feitas.

  5. Etapa 5 - Prototipação e teste

    Os grupos irão realizar a mesa redonda, seguindo o esboço que criaram. Você deverá auxiliar nessa etapa, dando dicas de como conduzir a discussão e como manter o equilíbrio entre os participantes. Os alunos deverão registrar as principais ideias debatidas na mesa redonda.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos, a qualidade das ideias e a condução da mesa redonda.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de formular perguntas e decompor um tema.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e o uso de diferentes fontes de informação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração das perguntas e na pesquisa sobre o tema.
  • Qualidade do esboço da mesa redonda e das perguntas elaboradas.
  • Participação ativa na mesa redonda e registro das principais ideias debatidas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e auxiliar os alunos na criação das perguntas e no esboço da mesa redonda.
  • Conduzir a discussão sobre os diferentes temas propostos pelos grupos.
  • Avaliar a participação dos alunos na mesa redonda e a qualidade das ideias debatidas.

Ações do aluno

  • Elaborar perguntas.
  • Pesquisar sobre o tema e buscar informações.
  • Criar um esboço da mesa redonda, definindo o tema, os participantes e as perguntas que serão feitas.
  • Realizar a mesa redonda e registrar as principais ideias debatidas.
  • Apresentar para a turma as principais ideias debatidas.