Aula sobre Mesa Redonda

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A mesa redonda é uma técnica utilizada em diversos contextos, desde debates políticos até discussões acadêmicas. Ela consiste em uma reunião de pessoas com o objetivo de discutir um tema específico, e cada participante tem a oportunidade de apresentar seus argumentos e opiniões. Nesta aula, os estudantes serão desafiados a criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre um tema, desenvolvendo a habilidade de formular perguntas e argumentos para análise mais minuciosa. O objetivo é que eles aprendam a trabalhar em equipe, desenvolvam a habilidade de argumentação e aprimorem a capacidade de análise crítica.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente a técnica da mesa redonda e discuta com os alunos exemplos em que ela pode ser aplicada no cotidiano. Em seguida, divida os estudantes em grupos para que trabalhem um tema escolhido por você.

  2. Etapa 2 - Criação das cartas

    Cada grupo deve criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema escolhido. As perguntas devem abranger diversas nuances do tema e as afirmações devem ser controversas, para gerar debate.

  3. Etapa 3 - Preparação do jogo

    Com as cartas prontas, os grupos devem organizar o jogo, definindo as regras e as formas de pontuação. O objetivo é que o jogo possa ser utilizado para desenvolver a análise crítica e a argumentação dos estudantes.

  4. Etapa 4 - Jogo

    Cada grupo apresenta o seu jogo e os demais alunos participam. Durante o jogo, os estudantes devem formular perguntas e respostas sobre o tema, utilizando as cartas criadas. Observe a participação dos alunos e incentive o debate.

  5. Etapa 5 - Análise crítica

    Ao final do jogo, conduza uma discussão sobre o tema, incentivando os alunos a analisarem criticamente as afirmações e os argumentos apresentados.

  6. Etapa 6 - Produção de texto

    Cada grupo deve produzir um texto sobre o tema trabalhado, utilizando as informações e argumentos apresentados durante o jogo e a discussão.

  7. Etapa 7 - Socialização dos textos

    Cada grupo compartilha seu texto para a turma, incentivando o debate sobre o tema e as diferentes perspectivas apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de formular perguntas e argumentos para análise crítica do tema.
  • Fomentar a cooperação e o trabalho em equipe entre os estudantes.
  • Incentivar a argumentação e a análise crítica em relação a temas polêmicos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no jogo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados durante o debate.
  • Coerência e relevância das perguntas formuladas durante o jogo.
  • Qualidade do texto produzido.
  • Participação na discussão final.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica da mesa redonda e incentivar a discussão sobre o tema.
  • Orientar os grupos na criação das cartas e na organização do jogo.
  • Conduzir a discussão sobre o tema após o jogo e incentivar a análise crítica.
  • Avaliar a participação dos estudantes e fornecer feedbacks construtivos.
  • Fomentar a cooperação e o trabalho em equipe durante toda a atividade.

Ações do aluno

  • Formular perguntas e respostas sobre o tema durante o jogo.
  • Participar ativamente do debate e apresentar seus argumentos.
  • Trabalhar em equipe na criação das cartas e na organização do jogo.
  • Produzir um texto sobre o tema, utilizando as informações e os argumentos apresentados.
  • Participar da discussão final sobre o tema, analisando criticamente as diferentes perspectivas apresentadas.