Aula sobre Mesa Redonda

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A mesa redonda é uma técnica de debate que tem como objetivo promover a discussão de um tema específico entre os participantes. Essa técnica pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, como na política, na educação, na saúde, entre outras. Nas aulas de Português, a mesa redonda pode ser utilizada para discutir temas literários, como a análise de personagens, a interpretação de textos, entre outros. Neste material, com o Modelo de Debate Crítico (MDC), os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em formular perguntas e decompor temas polêmicos, buscando informações em fontes diversas e compartilhando-as com a turma.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos o que é uma mesa redonda e como ela funciona. Em seguida, apresente o tema que será discutido e os subtópicos que deverão ser abordados pelos grupos. Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas e cada grupo escolherá um líder.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os grupos terão 30 minutos para pesquisar sobre o tema e os subtópicos que serão discutidos. Eles deverão buscar informações em diversas fontes, como livros, sites, jornais, entre outros. Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para registrar suas informações.

  3. Etapa 3 - Debate

    Cada grupo terá 10 minutos para apresentar suas ideias e argumentos sobre o tema e os subtópicos que foram escolhidos. Após a apresentação, os outros grupos terão 5 minutos para fazer perguntas e comentários sobre a apresentação. O líder do grupo deverá registrar as informações e opiniões dos colegas em seu template de avaliação por rubrica.

  4. Etapa 4 - Discussão geral

    Após todas as apresentações, abra um espaço para discussão geral, em que os alunos poderão compartilhar suas opiniões e debater sobre o tema. Registre as informações e opiniões dos alunos em um quadro ou papel.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça uma síntese dos principais pontos debatidos pelos alunos e encerre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica;
  • Estimular a participação e o diálogo entre os alunos;
  • Promover a reflexão sobre temas polêmicos.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento na pesquisa e no debate;
  • Clareza e objetividade na apresentação das ideias;
  • Capacidade de argumentação e de defesa de opiniões;
  • Capacidade de escuta e de respeito às opiniões dos colegas;
  • Habilidade de síntese e de registro das informações debatidas.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia de trabalho;
  • Acompanhar as pesquisas e os debates dos grupos;
  • Estimular a participação e o diálogo entre os alunos;
  • Fazer intervenções pontuais para estimular o raciocínio crítico dos alunos;
  • Fazer uma síntese dos principais pontos debatidos pelos alunos e encerrar a aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e os subtópicos que serão discutidos;
  • Participar ativamente do debate, apresentando ideias e argumentos;
  • Escutar as opiniões dos colegas e respeitá-las;
  • Fazer perguntas e comentários pertinentes sobre as apresentações dos colegas;
  • Registrar as informações e opiniões dos colegas em seu template de avaliação por rubrica.