Aula sobre Metodos Contraceptivos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema "Métodos contraceptivos” é de extrema importância para a saúde sexual e reprodutiva das pessoas. É essencial que se conheça os diversos métodos disponíveis, suas vantagens, desvantagens e eficácia na prevenção de gravidez precoce e ISTs. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, contendo critérios para avaliação de seus colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa para verificar o que os alunos já sabem sobre métodos contraceptivos. Em seguida, apresente a temática, bem como sua importância para os alunos..

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre um método contraceptivo específico (camisinha, pílula, DIU, etc.), levantando informações sobre sua eficácia, vantagens, desvantagens e como utilizar corretamente.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupos deve criar um template de avaliação por pares, contendo critérios para avaliação de seus colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar a pesquisa realizada. O restante dos grupos deve utilizar o template de avaliação por pares para avaliar seus colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre a importância dos métodos contraceptivos, destacando os principais pontos abordados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Conduzir a roda de conversa inicial.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre os métodos contraceptivos.
  • Auxiliar na criação do template de avaliação por pares.
  • Conduzir a discussão final.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa inicial.
  • Realizar a pesquisa sobre o método contraceptivo atribuído ao grupo.
  • Trabalhar em conjunto na criação do template de avaliação por pares.
  • Apresentar a pesquisa para a turma.