Aula sobre Metodos Contraceptivos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Estudar os diferentes tipos de métodos contraceptivos é de extrema importância, pois é um tema que aborda a prevenção de gravidez precoce e indesejada e de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Nesta aula usaremos aprendizagem entre pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma introdução sobre o tema e explique a importância do conhecimento para a prevenção de gravidez precoce e ISTs.

  2. Etapa 2 - Trabalho em grupo

    Divida a turma em grupos e entregue um tópico sobre o tema, como "Preservativo masculino" ou "Anticoncepcional oral". Cada grupo deverá pesquisar e discutir sobre o método contraceptivo em questão, levantando seus prós e contras.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos métodos contraceptivos

    Cada grupo apresenta seu tema e será avaliado pelos demais grupos, seguindo o template criado na etapa anterior. Auxilie na mediação das apresentações e na correção das avaliações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre os métodos contraceptivos apresentados, comparando seus modos de ação e eficácia.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve encerramento da aula, ressaltando a importância da utilização adequada dos métodos contraceptivos para a prevenção de gravidez precoce e ISTs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o desempenho de seus colegas de forma justa e construtiva.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Introduzir o tema e esclarecer dúvidas
  • Auxiliar na mediação das apresentações e correção das avaliações
  • Guiar a discussão e reflexão dos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir sobre o método contraceptivo em questão
  • Criar um template de avaliação por pares
  • Avaliar seus colegas de forma justa e construtiva
  • Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos