Aula sobre Metodos Contraceptivos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Estudar os diferentes tipos de métodos contraceptivos é de extrema importância, pois é um tema que aborda a prevenção de gravidez precoce e indesejada e de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Nesta aula usaremos aprendizagem entre pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Faça uma introdução sobre o tema e explique a importância do conhecimento para a prevenção de gravidez precoce e ISTs.Etapa 2 - Trabalho em grupo
Divida a turma em grupos e entregue um tópico sobre o tema, como "Preservativo masculino" ou "Anticoncepcional oral". Cada grupo deverá pesquisar e discutir sobre o método contraceptivo em questão, levantando seus prós e contras.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral.Etapa 4 - Apresentação dos métodos contraceptivos
Cada grupo apresenta seu tema e será avaliado pelos demais grupos, seguindo o template criado na etapa anterior. Auxilie na mediação das apresentações e na correção das avaliações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre os métodos contraceptivos apresentados, comparando seus modos de ação e eficácia.Etapa 6 - Encerramento
Faça um breve encerramento da aula, ressaltando a importância da utilização adequada dos métodos contraceptivos para a prevenção de gravidez precoce e ISTs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o desempenho de seus colegas de forma justa e construtiva.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Introduzir o tema e esclarecer dúvidas
- Auxiliar na mediação das apresentações e correção das avaliações
- Guiar a discussão e reflexão dos alunos
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir sobre o método contraceptivo em questão
- Criar um template de avaliação por pares
- Avaliar seus colegas de forma justa e construtiva
- Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos