Aula sobre Metodos Contraceptivos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os métodos contraceptivos são essenciais para prevenção de gravidez, além de, alguns, previrem a contração de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Por isso, é fundamental que os alunos saibam sobre os diferentes métodos contraceptivos disponíveis, suas eficácias e como utilizá-los corretamente. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a temática da aula para os alunos, explorando pontos-chave, como as categorias existentes. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a metodologia Design Sprint proposta para a atividade.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem pesquisar sobre os diferentes métodos contraceptivos disponíveis, suas eficácias e como utilizá-los corretamente. Você fornecer materiais de apoio como textos e vídeos para que os alunos possam realizar a pesquisa, além deles utilizarem o liro didático como fonte.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem criar um esboço de um infográfico que apresente os diferentes métodos contraceptivos, suas eficácias e como utilizá-los corretamente. Você pode fornecer o modelo que consta no material de apoio já impresso, ou pedir que produzam o deles a partir desta inspiração.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem escolher um dos métodos pesquisados na etapa anterior para preencher o infográfico.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos devem desenvolver o infográfico com o tema escolhido na etapa anterior. Vocêfornecer materiais como papel, canetas, lápis de cor e régua para que os alunos possam desenvolver o infográfico.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos devem apresentar seus infográficos para a turma, explicando o método contraceptivo pesquisado, bem como suas eficácia e como utilizá-los corretamente. Avalie as informações e os infográficos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Resuma os principais pontos abordados na aula e reforce a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção de gravidez precoce, indesejada e de infecções sexualmente transmissíveis.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar e explicar um tema de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do infográfico desenvolvido pelos alunos;
  • Clareza e objetividade na apresentação dos diferentes métodos contraceptivos;
  • Participação e trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Métodos contraceptivos" e explicar a metodologia Design Sprint;
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa dos alunos;
  • Avaliar os infográficos desenvolvidos pelos alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os diferentes métodos contraceptivos disponíveis, suas eficácias e como utilizá-los corretamente;
  • Criar um esboço de um infográfico que apresente os diferentes métodos contraceptivos, suas eficácias e como utilizá-los corretamente;
  • Desenvolver o infográfico escolhido pelo grupo;
  • Apresentar o infográfico para a turma;
  • Participar e contribuir com o trabalho em grupo.