Aula sobre Metodos Contraceptivos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Métodos contraceptivos" é de extrema importância para a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes. É fundamental que os estudantes conheçam os diferentes métodos disponíveis para prevenir a gravidez indesejada e as infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, é importante que eles saibam como escolher o método mais adequado para suas necessidades e como utilizá-lo corretamente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e sua importância para a saúde sexual e reprodutiva das pessoas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Divida a turma em grupos. Em seguida, entregue um tipo de métodos contraceptivo para cada grupo (camisinha, DIU, pílula) trabalhar na atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar uma pesquisa sobre tema, identificando a eficácia, vantagens e desvantagens

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar uma pesquisa para quantificar quantas pessoas conhecem o método pesquisado. Os grupos podem realizar perguntas como “Você conhece já conhecia a existência deste método?”, “Você sabe o que é um método contraceptivo?”, e, também, “Você sabe o que é eficácia?”. Auxilie no processo de formação das perguntas.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar as informações coletadas e discutir sobre as informações que as pessoas tem, se estão corretas ou não. Auxilie na análise dos dados e na discussão em grupo.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos devem propor soluções para disseminação correta de informações sobre a temática. Oriente os grupos na elaboração das propostas e na discussão. Após a discussão, os alunos devem produzir um infográfico com informações relevantes sobre a pesquisa realizada.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar sua pesquisa, bem como os dados levantados na pesquisa realizada e as soluções propostas. Estimule a participação dos alunos na discussão. Por fim, faça um apanhado geral dos principais pontos abordados pelos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Estimular o senso crítico e a reflexão sobre a importância da prevenção da gravidez precoce e das ISTs.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e na pesquisa.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas.
  • Criatividade e clareza na elaboração do infográfico.
  • Coerência e viabilidade das propostas apresentadas.

Ações do professor

  • Definição da temática da pesquisa.
  • Auxiliar na escolha das fontes de pesquisa e na elaboração das perguntas para as entrevistas.
  • Auxiliar na análise dos dados e na discussão em grupo.
  • Disponibilizar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas pelos alunos.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o tema.
  • Analisar as informações coletadas
  • Propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico com informações relevantes sobre os métodos contraceptivos.