Aula sobre Metodos Contraceptivos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


É essencial que os alunos compreendam o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos disponíveis no mercado, para poderem escolher o método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, em que os alunos serão desafiados a criar um jogo sobre o tema, tornando a aula mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema aos alunos e a relevância de aprender sobre os diferentes métodos contraceptivos. Aborde os principais exemplos sobre o tema: camisinhas, pílulas anticoncepcionais, DIU, entre outros.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia Gamificação

    Explique a proposta de atividade, na qual os alunos devem criar um jogo sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas,

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Os alunos criarão um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Explique cada campo e dê exemplos práticos para auxiliar os alunos na criação.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Os alunos devem criar cartas de perguntas e respostas do jogo, utilizando materiais como papel, lápis de cor e canetas. Oriente os alunos com possíveis cartas a serem feitas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, explicando como funciona. Depois das apresentações, deixe que os alunos explorem os jogos dos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Discussão sobre a importância dos métodos contraceptivos

    Encerre a aula destacando a importância dos métodos contraceptivos para prevenção da gravidez precoce e indesejada e de IST.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um jogo.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos.
  • Originalidade na criação dos personagens e cenários.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Engajamento da turma durante a apresentação.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Gamificação e seus objetivos.
  • Auxiliar os alunos na criação dos mapas de registro
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Fazer observações construtivas durante as apresentações dos jogos.
  • Encerrar a aula com uma discussão sobre a importância dos métodos contraceptivos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e escolher um líder para coordenar as atividades.
  • Criar um mapa de registro contendo todos os campos propostos.
  • Criar personagens e cenários para o jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar ativamente da discussão sobre a importância dos métodos contraceptivos.