Aula sobre Metodos Contraceptivos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
É essencial que os alunos compreendam o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos disponíveis no mercado, para poderem escolher o método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, em que os alunos serão desafiados a criar um jogo sobre o tema, tornando a aula mais envolvente e didática.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema aos alunos e a relevância de aprender sobre os diferentes métodos contraceptivos. Aborde os principais exemplos sobre o tema: camisinhas, pílulas anticoncepcionais, DIU, entre outros.Etapa 2 - Apresentação da metodologia Gamificação
Explique a proposta de atividade, na qual os alunos devem criar um jogo sobre o tema.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas,Etapa 4 - Criação do mapa de registro
Os alunos criarão um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Explique cada campo e dê exemplos práticos para auxiliar os alunos na criação.Etapa 5 - Criação do jogo
Os alunos devem criar cartas de perguntas e respostas do jogo, utilizando materiais como papel, lápis de cor e canetas. Oriente os alunos com possíveis cartas a serem feitas.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, explicando como funciona. Depois das apresentações, deixe que os alunos explorem os jogos dos outros grupos.Etapa 7 - Discussão sobre a importância dos métodos contraceptivos
Encerre a aula destacando a importância dos métodos contraceptivos para prevenção da gravidez precoce e indesejada e de IST.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um jogo.
Critérios de avaliação
- Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos.
- Originalidade na criação dos personagens e cenários.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Engajamento da turma durante a apresentação.
Ações do professor
- Explicar a metodologia Gamificação e seus objetivos.
- Auxiliar os alunos na criação dos mapas de registro
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Fazer observações construtivas durante as apresentações dos jogos.
- Encerrar a aula com uma discussão sobre a importância dos métodos contraceptivos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e escolher um líder para coordenar as atividades.
- Criar um mapa de registro contendo todos os campos propostos.
- Criar personagens e cenários para o jogo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar ativamente da discussão sobre a importância dos métodos contraceptivos.