Aula sobre Metodos Contraceptivos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Métodos contraceptivos" é de extrema importância para a saúde das pessoas.. É fundamental que os alunos conheçam as diversas opções de métodos contraceptivos disponíveis e saibam compará-los em relação ao modo de ação e eficácia, bem como a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método mais adequado para prevenir a gravidez precoce, indesejada e as ISTs. O objetivo desta aula é que os alunos construam um mapa conceitual, relacionando os métodos contraceptivos e suas características.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos métodos contraceptivos para a saúde sexual e reprodutiva.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Depois, explique a atividade que será realizada e oriente os alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre uma categoria de métodos contraceptivos (ex.: cirúrgicos, hormonais) e selecionar as informações mais relevantes.

  4. Etapa 4 - Mão na massa

    Os alunos devem criar um mapa conceitual relacionando os métodos contraceptivos e suas características.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e discutir as semelhanças e diferenças entre os diferentes métodos contraceptivos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Proponha uma reflexão sobre a importância da utilização correta de métodos contraceptivos para prevenir a gravidez precoce, indesejada e as ISTs.

  7. Etapa 7 -

    Faça uma síntese da discussão realizada e pontue os principais métodos contraceptivos e suas características.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar os métodos contraceptivos em relação ao modo de ação e eficácia.
  • Incentivar a reflexão dos alunos sobre a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método contraceptivo mais adequado.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza do mapa conceitual.
  • Participação e colaboração no grupo
  • Participação na discussão

Ações do professor

  • Apresentar o tema e discutir a importância dos métodos contraceptivos para a saúde sexual e reprodutiva.
  • Estimular a participação dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos na discussão

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os métodos contraceptivos disponíveis e selecionar as informações mais relevantes.
  • Colaborar na construção do mapa conceitual, compartilhando informações e ideias.
  • Participar da apresentação dos mapas conceituais para a turma e discutir as semelhanças e diferenças entre os diferentes métodos contraceptivos.