Aula sobre Migracoes Atuais No Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A migração é um fenômeno social que ocorre desde os primórdios da humanidade e continua a ser uma realidade atual. No Brasil, a migração é um tema importante, pois o país é um dos principais destinos de imigrantes no mundo. Nesta aula, os alunos deverão explorar as migrações atuais no Brasil, discutindo as causas e consequências desse processo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que permitirá aos alunos criar um mapa de empatia e entender melhor as experiências e perspectivas dos migrantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos de migrações atuais no Brasil. Permita que os alunos compartilhem suas próprias experiências ou conhecimentos sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos deverão criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor as experiências e perspectivas dos migrantes.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo as informações coletadas no mapa de empatia, buscando identificar padrões e tendências. Estimule a discussão, fazendo perguntas e incentivando a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em grupo

    Oriente os grupos a realizarem uma pesquisa sobre as causas e consequências das migrações atuais no Brasil. Eles podem buscar informações em livros, revistas, jornais e na internet.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os grupos deverão apresentar os resultados de suas pesquisas para a turma, compartilhando informações relevantes e discutindo as principais conclusões.

  7. Etapa 7 - Debate em grupo

    A turma discute em grupo as informações apresentadas pelos grupos, buscando identificar pontos em comum e diferenças. Estimule a discussão, fazendo perguntas e incentivando a participação de todos.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a empatia e a compreensão das experiências e perspectivas dos migrantes.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas nos mapas de empatia e nas pesquisas em grupo.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar as atividades em grupo e o debate em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Reforçar os principais pontos discutidos ao final da aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar pesquisas em grupo.
  • Apresentar informações de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre o tema.