Aula sobre Migracoes Atuais No Brasil
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema "Migrações atuais no Brasil" é uma realidade presente na vida de muitos brasileiros, seja por experiência própria ou por conhecer alguém que já migrou de sua cidade ou estado em busca de melhores oportunidades. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que aborde as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história. A metodologia utilizada será a Gamificação, que tem como objetivo transformar o aprendizado em uma experiência lúdica e divertida, incentivando a participação ativa dos alunos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e explicando a metodologia que será utilizada. Faça uma breve contextualização sobre as migrações no Brasil e no mundo.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos e terão a tarefa de criar um jogo de tabuleiro sobre as migrações no Brasil e no mundo.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo deverá criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. Disponibilize materiais como papel, lápis de cor, canetinhas, tesoura, cola, entre outros.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas e ações contidas nos cards. Incentive a criatividade dos alunos, avaliando a originalidade e a clareza das regras.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as migrações no Brasil e no mundo, levantando questões como os motivos que levam as pessoas a migrarem, as consequências das migrações para a sociedade, entre outros.Etapa 6 - Todos jogam
Oriente que os grupos troquem os jogos, possibilitando um momento de descontração associado ao aprendizado proposto.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula destacando a importância de compreender as migrações em nosso país e no mundo e promova uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história;
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
- Incentivar a reflexão crítica sobre as migrações no Brasil e no mundo.
Critérios de avaliação
- Originalidade e criatividade na criação do jogo;
- Clareza das regras e dos cards de perguntas e ações;
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo;
- Compreensão dos conceitos abordados na aula;
- Cooperação e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Explicar a metodologia da Gamificação e como ela será aplicada na aula;
- Orientar os alunos na criação do jogo;
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
- Conduzir a discussão em grupo;
- Avaliar a originalidade e a clareza das regras e dos cards de perguntas e ações.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do jogo;
- Utilizar a criatividade na elaboração do tabuleiro e dos cards;
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Refletir criticamente sobre as migrações no Brasil e no mundo;
- Cooperar com os colegas durante a atividade.