Aula sobre Migracoes Atuais No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Migrações atuais no Brasil" é extremamente relevante para entendermos a dinâmica da população brasileira. É importante que os estudantes compreendam como as migrações ocorrem e quais são os fatores que as influenciam. Além disso, a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam discutir e refletir sobre o tema de forma mais participativa e crítica. Um exemplo prático que pode ser utilizado é a imigração de venezuelanos para o Brasil nos últimos anos, que tem gerado debates e polêmicas em diversas regiões do país.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são migrações e como elas ocorrem. Em seguida, apresente o tema "Migrações atuais no Brasil" e seus objetivos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem ser divididos em grupos e pesquisar sobre os fluxos migratórios atuais no Brasil, suas causas e consequências. Disponibilize materiais e fontes de pesquisa para ajudá-los.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e iniciar um debate em grupo sobre as migrações atuais no Brasil. Medie a discussão e incentivar a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a qualidade do debate em grupo.

  5. Etapa 5 - Debate geral

    Os grupos devem apresentar suas conclusões e debater em grupo sobre as principais questões levantadas por cada um. Medie a discussão e incentivar a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar o debate geral utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa 4. Recolha as avaliações e utilize como base para a avaliação final.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma conclusão sobre o tema e incentivando os alunos a continuarem refletindo sobre as migrações atuais no Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão e reflexão sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e argumentar de forma crítica e construtiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade das pesquisas apresentadas.
  • Utilização correta do template de avaliação por rubrica.
  • Argumentação crítica e construtiva.
  • Participação geral no debate.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e incentivar a participação de todos.
  • Disponibilizar materiais e fontes de pesquisa para ajudar os alunos.
  • Recolher as avaliações e utilizar como base para a avaliação final.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e incentivando os alunos a continuarem refletindo sobre as migrações atuais no Brasil.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os fluxos migratórios atuais no Brasil, suas causas e consequências.
  • Participar ativamente no debate em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica para avaliar a qualidade do debate em grupo.
  • Avaliar o debate geral utilizando o template de avaliação por rubrica criado.
  • Refletir sobre as migrações atuais no Brasil e suas implicações.