Aula sobre Migracoes Atuais No Brasil
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Migrações atuais no Brasil" é extremamente relevante para entendermos a dinâmica da população brasileira. É importante que os estudantes compreendam como as migrações ocorrem e quais são os fatores que as influenciam. Além disso, a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam discutir e refletir sobre o tema de forma mais participativa e crítica. Um exemplo prático que pode ser utilizado é a imigração de venezuelanos para o Brasil nos últimos anos, que tem gerado debates e polêmicas em diversas regiões do país.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são migrações e como elas ocorrem. Em seguida, apresente o tema "Migrações atuais no Brasil" e seus objetivos.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem ser divididos em grupos e pesquisar sobre os fluxos migratórios atuais no Brasil, suas causas e consequências. Disponibilize materiais e fontes de pesquisa para ajudá-los.Etapa 3 - Debate em grupo
Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e iniciar um debate em grupo sobre as migrações atuais no Brasil. Medie a discussão e incentivar a participação de todos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a qualidade do debate em grupo.Etapa 5 - Debate geral
Os grupos devem apresentar suas conclusões e debater em grupo sobre as principais questões levantadas por cada um. Medie a discussão e incentivar a participação de todos.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos devem avaliar o debate geral utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa 4. Recolha as avaliações e utilize como base para a avaliação final.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma conclusão sobre o tema e incentivando os alunos a continuarem refletindo sobre as migrações atuais no Brasil.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão e reflexão sobre o tema.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e argumentar de forma crítica e construtiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Qualidade das pesquisas apresentadas.
- Utilização correta do template de avaliação por rubrica.
- Argumentação crítica e construtiva.
- Participação geral no debate.
Ações do professor
- Mediar a discussão e incentivar a participação de todos.
- Disponibilizar materiais e fontes de pesquisa para ajudar os alunos.
- Recolher as avaliações e utilizar como base para a avaliação final.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e incentivando os alunos a continuarem refletindo sobre as migrações atuais no Brasil.
- Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os fluxos migratórios atuais no Brasil, suas causas e consequências.
- Participar ativamente no debate em grupo.
- Criar um template de avaliação por rubrica para avaliar a qualidade do debate em grupo.
- Avaliar o debate geral utilizando o template de avaliação por rubrica criado.
- Refletir sobre as migrações atuais no Brasil e suas implicações.