Aula sobre Migracoes Atuais No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A migração é um fenômeno que ocorre desde os primórdios da humanidade. No Brasil, as migrações são frequentes e apresentam diferentes causas, como a busca por emprego, melhores condições de vida, estudos, entre outros. Nesta aula, vamos estudar as migrações atuais no Brasil, suas causas e consequências. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos pararealizar diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve introdução sobre o tema, apresentando os principais conceitos e causas das migrações atuais no Brasil.

  2. Etapa 2 - Formação das turmas

    Divida a turma em 3 grupos para comporem as estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Análise de dados

    Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes dados sobre as migrações no Brasil e deverão analisá-los, identificando as principais causas e consequências das migrações. Para isso, disponibilize gráficos, tabelas e textos informativos.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Debate

    Nesta estação, os alunos deverão realizar um debate sobre as migrações no Brasil, discutindo as diferentes causas, consequências e soluções para o problema. Forneça algumas perguntas norteadoras para o debate.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Produção de texto

    Nesta estação, os alunos deverão produzir um texto sobre as migrações no Brasil, abordando as principais causas, consequências e soluções para o problema. Fornecer um modelo de texto para orientar a produção.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Cada grupo deverá apresentar os resultados das atividades realizadas em suas respectivas estações, compartilhando com os demais alunos as principais conclusões e aprendizados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Realize uma breve conclusão sobre o tema, destacando os principais pontos abordados na aula e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a análise crítica dos alunos sobre as migrações atuais no Brasil.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos argumentativos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Análise crítica coerente e fundamentada sobre as migrações atuais no Brasil.
  • Produção de texto coeso e coerente sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre as atividades a serem realizadas em cada estação.
  • Fornecer materiais e informações relevantes sobre o tema.
  • Estimular a participação e o debate entre os alunos.

Ações do aluno

  • Analisar e interpretar dados sobre as migrações no Brasil.
  • Participar ativamente do debate sobre o tema.
  • Produzir um texto coeso e coerente sobre as migrações no Brasil.