Aula sobre Migracoes Atuais No Brasil
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A migração é um fenômeno presente em todo o mundo e que afeta a vida de milhões de pessoas. No Brasil, a migração é um tema importante e atual, pois muitas pessoas deixam suas cidades e estados em busca de melhores oportunidades de trabalho e de vida. Nesta aula, vamos discutir as migrações atuais no Brasil e entender os fatores que levam as pessoas a se deslocarem. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para organizar as informações sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia utilizada. Em seguida, os alunos deverão assistir a um vídeo curto sobre as migrações atuais no Brasil.Etapa 2 - Pesquisa em casa
Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre as migrações atuais no Brasil, buscando informações sobre os estados e regiões mais afetados, as principais causas das migrações e os impactos sociais e econômicos desses deslocamentos.Etapa 3 - Formação dos grupos
Em sala de aula, divida a turma em grupos e informe-os de que deverão elaborar um mapa conceitual. Oriente os grupos a respeito da estrutura do mapa e o objetivo de sua elaboração. Circule pela sala e auxilie sempre que necessário.e discutir as informações contidas em seus mapas conceituais. O professor irá circular pela sala e auxiliar os alunos na discussão.
Etapa 4 - Organização das informações
Os alunos deverão organizar as informações coletadas na pesquisa no mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as informações contidas e respondendo às perguntas dos colegas.Etapa 6 - Reflexão
Promova uma reflexão sobre o tema, incentivando os alunos a pensarem sobre as causas e consequências das migrações atuais no Brasil.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula, agradecendo a participação dos alunos e incentivando-os a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
- Estimular a pesquisa e a organização de informações por meio do mapa conceitual.
- Promover a discussão em grupo e a reflexão crítica sobre as migrações atuais no Brasil.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e organização das informações no mapa conceitual.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo e na reflexão sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia utilizada.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e organização das informações.
- Circular pela sala durante a discussão em grupo, auxiliando os alunos e fazendo perguntas para estimular a reflexão.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre as migrações atuais no Brasil.
- Organizar as informações em um mapa conceitual.
- Participar ativamente da discussão em grupo e da reflexão sobre o tema.