Aula sobre Migracoes Internacionais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Migrações internacionais" é de extrema importância para entendermos as transformações sociais e econômicas que ocorrem no mundo atual. A migração é um fenômeno que ocorre em todo o mundo e está presente em nosso cotidiano. É importante que os alunos entendam que a migração é um direito humano e que as pessoas migram por diversos motivos, como busca por melhores condições de vida, estudo, trabalho, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa de empatia sobre o tema, a fim de desenvolver a habilidade de analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade com uma breve discussão sobre o que é migração e por que as pessoas migram. Em seguida, apresente o objetivo da atividade e a metodologia.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos dividem-se em grupos e criam um mapa de empatia sobre a migração internacional, seguindo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Oriente os alunos durante a atividade e estimule a discussão sobre as diferentes perspectivas e experiências dos migrantes.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento dos mapas de empatia

    Cada grupo apresenta o seu mapa de empatia para a turma. Estimule a discussão sobre as diferentes perspectivas e experiências dos migrantes.

  4. Etapa 4 - Análise dos dados

    A turma, em conjunto, faz uma análise dos dados apresentados nos mapas de empatia e identifica os principais motivos que levam as pessoas a migrarem, as dificuldades enfrentadas pelos migrantes e os benefícios que a migração pode trazer.

  5. Etapa 5 - Contextualização histórica

    Contextualize historicamente a migração no Brasil e no mundo, apresentando exemplos de migrações importantes e seus impactos sociais e econômicos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma divide-se em grupos para discutir as diferentes perspectivas sobre a migração internacional e suas implicações sociais e econômicas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da atividade e reforce a importância de entendermos a migração internacional como um fenômeno complexo e multifacetado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
  • Estimular a empatia e o respeito às diferentes perspectivas e experiências dos migrantes.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de analisar dados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Capacidade de análise crítica dos dados apresentados nos mapas de empatia.
  • Compreensão dos impactos sociais e econômicos da migração internacional.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a atividade de criação do mapa de empatia.
  • Estimular a discussão sobre as diferentes perspectivas e experiências dos migrantes.
  • Fornecer informações históricas e contemporâneas sobre a migração internacional.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia sobre a migração internacional.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Analisar criticamente os dados apresentados nos mapas de empatia.