Aula sobre Migracoes Internacionais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Migrações Internacionais" é muito presente em nosso cotidiano, seja nas notícias sobre refugiados, imigrantes ou na presença de amigos e familiares que se mudaram para outros países. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa de registro sobre o tema. Eles serão desafiados a pensar em um jogo que aborde as migrações internacionais, seus objetivos e desafios, além de criar um esquema de recompensas e informações para o consumidor final. Com essa atividade, os alunos irão desenvolver habilidades de análise e compreensão sobre a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução do tema das migrações internacionais e apresente exemplos de migrações atuais e históricas. Em seguida, explique a metodologia e como ela será aplicada na atividade.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Os alunos irão se dividir em grupos e realizar um brainstorm sobre o jogo que irão criar. Eles deverão pensar em um nome para o jogo, o objetivo principal, os desafios que os jogadores irão enfrentar, os níveis que serão propostos, o esquema de recompensas e informações para o consumidor final.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo

    Com base nas ideias geradas no brainstorm, os alunos irão criar um mapa de registro contendo as informações sobre o jogo. Eles deverão se preocupar em detalhar cada campo do mapa, pensando em como tornar o jogo engajador e interessante para o público.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma, explicando cada campo do mapa de registro e como o jogo será jogado. Os demais alunos deverão prestar atenção e fazer perguntas para os grupos apresentadores.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma discussão com a turma sobre as migrações internacionais e como elas afetam a sociedade brasileira. Os alunos deverão relacionar as informações apresentadas nos jogos com a realidade brasileira e debater sobre as possíveis soluções para os problemas apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade ressaltando os principais pontos discutidos e incentive os alunos a refletirem sobre a importância do tema das migrações internacionais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e compreensão sobre a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Incentivar a cooperação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Coerência entre os campos do mapa de registro.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Capacidade de relacionar as informações apresentadas com a realidade brasileira.

Ações do professor

  • Introduzir o tema das migrações internacionais e a metodologia.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a atividade.
  • Conduzir a discussão sobre as migrações internacionais e a realidade brasileira.
  • Incentivar a participação e colaboração em grupo.
  • Concluir ressaltando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Utilizar a criatividade e o pensamento crítico na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva para a turma.
  • Fazer perguntas e contribuir durante a discussão sobre as migrações internacionais e a realidade brasileira.
  • Refletir sobre a importância do tema das migrações internacionais.