Aula sobre Migracoes Internacionais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As migrações internacionais são um fenômeno presente na história da humanidade e ocorrem por diversos motivos, como busca por melhores condições de vida, trabalho, estudos, entre outros. No Brasil, a migração internacional é um tema relevante, pois o país recebeu e ainda recebe muitos imigrantes de diversas partes do mundo. Nesta atividade, os alunos irão discutir os motivos e consequências das migrações internacionais para o Brasil e para o mundo.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia aos alunos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro e cada grupo escolherá um subtema para discutir.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa sobre o subtema escolhido, utilizando fontes confiáveis, como livros ou sites de instituições renomadas.

  3. Etapa 3 - Preparação do debate

    Cada grupo deverá preparar uma argumentação sobre o subtema escolhido, utilizando os dados e informações obtidos na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos farão um debate com os demais grupos da turma. Cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos e responder às perguntas dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o tema.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância das migrações internacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Utilização de dados e informações confiáveis na argumentação.
  • Participação ativa e respeitosa no debate.
  • Criatividade na apresentação dos argumentos.
  • Habilidade de síntese e conclusão do subtema discutido.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e preparação do debate.
  • Mediar o debate e garantir a participação ativa de todos os grupos.
  • Estimular a reflexão e a conclusão sobre o tema.
  • Avaliar os alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Escolher um subtema para discutir.
  • Realizar a pesquisa sobre o subtema escolhido.
  • Preparar a argumentação para o debate.
  • Participar ativamente do debate.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o debate.