Aula sobre Migracoes Internacionais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Migrações internacionais" é um assunto atual e presente no cotidiano dos estudantes. É comum ouvir notícias sobre refugiados, imigrantes e emigração em diversos meios de comunicação. Nesta atividade, os alunos irão entender como esses fluxos populacionais afetam a formação socioeconômica e territorial do Brasil. A metodologia utilizada fará os alunos serem protagonistas de sua própria aprendizagem, construindo um mapa conceitual com o tema central e suas sub-ideias.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre migrações internacionais. Em seguida, faça uma breve explicação sobre o tema e apresente exemplos de migrações internacionais que ocorreram no Brasil, como a imigração japonesa e alemã, a migração haitiana e a chegada de refugiados sírios.Etapa 2 - Preparação para a construção do mapa conceitual
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue uma folha com a ideia central "Migrações internacionais" e as sub-ideias: causas, consequências, tipos de migração, fluxos migratórios, impactos socioeconômicos, refugiados, imigrantes e emigrantes. Explique que cada grupo deverá escolher 2 sub-ideias para aprofundar e construir o mapa conceitual.Etapa 3 - Pesquisa em casa
Os alunos deverão pesquisar sobre as sub-ideias escolhidas em casa, utilizando fontes confiáveis como livros, sites de instituições governamentais e artigos científicos. Oriente os alunos sobre como buscar informações confiáveis e incentive a utilização de diferentes fontes.Etapa 4 - Construção do mapa conceitual em sala
Os grupos deverão construir o mapa conceitual em uma folha A3 utilizando cores e imagens para facilitar a compreensão. Circule pela sala para tirar dúvidas e orientar os alunos.Etapa 5 - Socialização dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central, as sub-ideias escolhidas e como elas se relacionam. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.Etapa 6 - Discussão em grupo
Ao final das apresentações, promova uma discussão em grupo sobre o tema, incentivando os alunos a expor suas opiniões e debater sobre as consequências das migrações internacionais para o Brasil.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância do tema e como ele está presente no cotidiano dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Incentivar a pesquisa e o uso de fontes confiáveis para a construção do conhecimento.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual e na discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa sobre as sub-ideias escolhidas.
- Clareza e organização do mapa conceitual.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Análise crítica sobre as consequências das migrações internacionais para o Brasil.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre como buscar informações confiáveis.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Tirar dúvidas e orientar os alunos durante a construção do mapa conceitual.
- Promover a discussão em grupo sobre o tema.
- Fazer uma breve conclusão sobre a importância do tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as sub-ideias escolhidas em fontes confiáveis.
- Participar ativamente da construção do mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar da discussão em grupo sobre o tema.
- Analisar criticamente as consequências das migrações internacionais para o Brasil.