Aula sobre Migracoes Internacionais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Migrações internacionais" é um assunto atual e presente no cotidiano dos estudantes. É comum ouvir notícias sobre refugiados, imigrantes e emigração em diversos meios de comunicação. Nesta atividade, os alunos irão entender como esses fluxos populacionais afetam a formação socioeconômica e territorial do Brasil. A metodologia utilizada fará os alunos serem protagonistas de sua própria aprendizagem, construindo um mapa conceitual com o tema central e suas sub-ideias.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre migrações internacionais. Em seguida, faça uma breve explicação sobre o tema e apresente exemplos de migrações internacionais que ocorreram no Brasil, como a imigração japonesa e alemã, a migração haitiana e a chegada de refugiados sírios.

  2. Etapa 2 - Preparação para a construção do mapa conceitual

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue uma folha com a ideia central "Migrações internacionais" e as sub-ideias: causas, consequências, tipos de migração, fluxos migratórios, impactos socioeconômicos, refugiados, imigrantes e emigrantes. Explique que cada grupo deverá escolher 2 sub-ideias para aprofundar e construir o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em casa

    Os alunos deverão pesquisar sobre as sub-ideias escolhidas em casa, utilizando fontes confiáveis como livros, sites de instituições governamentais e artigos científicos. Oriente os alunos sobre como buscar informações confiáveis e incentive a utilização de diferentes fontes.

  4. Etapa 4 - Construção do mapa conceitual em sala

    Os grupos deverão construir o mapa conceitual em uma folha A3 utilizando cores e imagens para facilitar a compreensão. Circule pela sala para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  5. Etapa 5 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central, as sub-ideias escolhidas e como elas se relacionam. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, promova uma discussão em grupo sobre o tema, incentivando os alunos a expor suas opiniões e debater sobre as consequências das migrações internacionais para o Brasil.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância do tema e como ele está presente no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Incentivar a pesquisa e o uso de fontes confiáveis para a construção do conhecimento.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual e na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa sobre as sub-ideias escolhidas.
  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Análise crítica sobre as consequências das migrações internacionais para o Brasil.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como buscar informações confiáveis.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Tirar dúvidas e orientar os alunos durante a construção do mapa conceitual.
  • Promover a discussão em grupo sobre o tema.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a importância do tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as sub-ideias escolhidas em fontes confiáveis.
  • Participar ativamente da construção do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar da discussão em grupo sobre o tema.
  • Analisar criticamente as consequências das migrações internacionais para o Brasil.