Militão Augusto de Azevedo
Nessa aula de Arte, vamos falar sobre o trabalho de Militão Augusto de Azevedo, fotógrafo conhecido por seus registros de paisagens. Vem ver que legal!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual é o nome do fotógrafo que registrou mudanças da sociedade paulista entre os anos de 1862 e 1887 e qual é a sua principal temática?
Atividade completaA)
Sebastião Salgado, conhecido principalmente pelas suas fotografias documentais.B) Militão Augusto de Azevedo, conhecido principalmente pelas suas fotografias de paisagens urbanas.
C) Militão Augusto de Azevedo, conhecido principalmente pelas suas fotografias documentais.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Sprint:
Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao artista Militão Augusto de Azevedo, um importante fotógrafo brasileiro do século XIX. Serão discutidos os elementos constitutivos das artes visuais presentes em suas obras, como ponto, linha, forma, cor, entre outros. Os alunos também serão introduzidos à metodologia ativa Design Sprint, que os ajudará a desenvolver habilidades de análise e criação. A atividade será contextualizada com exemplos de como a fotografia é utilizada no cotidiano dos estudantes, como em redes sociais e na publicidade.Atividade completa4. Design Thinking:
Nesta atividade, os alunos do 7º ano do ensino fundamental irão aprender sobre o artista Militão Augusto de Azevedo, um importante fotógrafo brasileiro do século XIX. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que é uma abordagem criativa e colaborativa para solucionar problemas. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que é uma ferramenta que ajuda a entender as necessidades, desejos e comportamentos de uma pessoa. Com isso, eles irão analisar as obras de Militão Augusto de Azevedo e entender como ele retratava a sociedade da época em que viveu.Atividade completa5. Gamificação:
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o fotógrafo Militão Augusto de Azevedo, um dos principais representantes da fotografia documental no Brasil do século XIX. Através da metodologia ativa de gamificação, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o trabalho de Militão, desenvolvendo a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais. Para contextualizar o tema, apresente aos alunos algumas fotografias de Militão, destacando a importância de seu trabalho para a história da fotografia no Brasil. Além disso, pode ser interessante relacionar o trabalho de Militão com a fotografia contemporânea, mostrando como sua obra influenciou a produção fotográfica atual.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Militão Augusto de Azevedo foi um importante fotógrafo brasileiro do século XIX, conhecido por suas fotografias que retratavam a cidade de São Paulo em sua época de transformação e modernização. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer a obra de Militão Augusto de Azevedo e analisar os elementos constitutivos das artes visuais presentes em suas fotografias. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa7. Rotação por estações:
Nesta atividade, iremos explorar a vida e obra do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros do século XIX. Ele foi responsável por registrar a transformação da cidade de São Paulo, desde a época em que era uma vila até a sua modernização no final do século XIX. Através das fotografias de Militão, podemos entender como a cidade se desenvolveu e como a vida das pessoas mudou ao longo do tempo. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
Nesta atividade, iremos conhecer o artista Militão Augusto de Azevedo, um dos mais importantes fotógrafos do século XIX no Brasil. Ele foi responsável por registrar a cidade de São Paulo em um momento de grande transformação, quando a cidade passava por uma modernização. Através de suas fotografias, podemos conhecer como era a cidade naquela época, com suas ruas, prédios, praças e pessoas. Além disso, iremos aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: