Aula sobre Militao Augusto De Azevedo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao artista Militão Augusto de Azevedo, um importante fotógrafo brasileiro do século XIX. Serão discutidos os elementos constitutivos das artes visuais presentes em suas obras, como ponto, linha, forma, cor, entre outros. Os alunos também serão introduzidos à metodologia ativa Design Sprint, que os ajudará a desenvolver habilidades de análise e criação. A atividade será contextualizada com exemplos de como a fotografia é utilizada no cotidiano dos estudantes, como em redes sociais e na publicidade.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao artista Militão Augusto de Azevedo, um importante fotógrafo brasileiro do século XIX. Serão discutidos os elementos constitutivos das artes visuais presentes em suas obras, como ponto, linha, forma, cor, entre outros. Os alunos também serão introduzidos à metodologia ativa Design Sprint, que os ajudará a desenvolver habilidades de análise e criação. A atividade será contextualizada com exemplos de como a fotografia é utilizada no cotidiano dos estudantes, como em redes sociais e na publicidade.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente aos alunos a vida e obra de Militão Augusto de Azevedo, utilizando imagens e textos. Os alunos farão anotações sobre os elementos constitutivos das artes visuais presentes nas fotografias do artista.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas. Cada grupo deverá escolher uma obra de Militão Augusto de Azevedo e esboçar como seria o processo de Design Sprint para a criação de uma obra similar.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu modelo de Design Sprint e os alunos votarão no melhor. O grupo vencedor será responsável por liderar o processo de Design Sprint para a criação de uma obra coletiva inspirada em Militão Augusto de Azevedo.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    O grupo vencedor liderará o processo de Design Sprint, guiando os demais alunos na criação de um protótipo da obra coletiva. Os alunos utilizarão materiais disponíveis em sala, como lápis, papel, tesoura, cola, entre outros.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos apresentarão o protótipo da obra coletiva e discutirão as escolhas feitas durante o processo de Design Sprint. Serão avaliados os elementos constitutivos das artes visuais presentes na obra, bem como a criatividade e a colaboração dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e criação a partir dos elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Sprint.
  • Introduzir os alunos à obra de Militão Augusto de Azevedo e à história da fotografia brasileira.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais na obra coletiva.
  • Criatividade e originalidade na criação do protótipo.
  • Colaboração e participação ativa dos alunos durante todo o processo de Design Sprint.

Ações do professor

  • Apresentar a vida e obra de Militão Augusto de Azevedo.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Design Sprint.
  • Auxiliar os alunos na criação do protótipo da obra coletiva.
  • Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos.
  • Avaliar e dar feedback sobre o processo e a obra coletiva.

Ações do aluno

  • Analisar os elementos constitutivos das artes visuais presentes nas fotografias de Militão Augusto de Azevedo.
  • Criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas.
  • Colaborar na criação do protótipo da obra coletiva.
  • Apresentar e discutir o protótipo da obra coletiva.
  • Participar ativamente de todo o processo de Design Sprint.