Aula sobre Militao Augusto De Azevedo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, os alunos do 7º ano do ensino fundamental irão aprender sobre o artista Militão Augusto de Azevedo, um importante fotógrafo brasileiro do século XIX. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que é uma abordagem criativa e colaborativa para solucionar problemas. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que é uma ferramenta que ajuda a entender as necessidades, desejos e comportamentos de uma pessoa. Com isso, eles irão analisar as obras de Militão Augusto de Azevedo e entender como ele retratava a sociedade da época em que viveu.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos do 7º ano do ensino fundamental irão aprender sobre o artista Militão Augusto de Azevedo, um importante fotógrafo brasileiro do século XIX. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que é uma abordagem criativa e colaborativa para solucionar problemas. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que é uma ferramenta que ajuda a entender as necessidades, desejos e comportamentos de uma pessoa. Com isso, eles irão analisar as obras de Militão Augusto de Azevedo e entender como ele retratava a sociedade da época em que viveu.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é o Design Thinking e como ele será aplicado. Em seguida, apresente Militão Augusto de Azevedo e suas obras.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre Militão Augusto de Azevedo, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender como ele enxergava a sociedade da época em que viveu. Se necessário, adapte alguns pontos para tornar mais acessível aos alunos.

  4. Etapa 4 - Análise das obras

    Os alunos irão analisar as obras de Militão Augusto de Azevedo e identificar os elementos constitutivos das artes visuais presentes em cada uma delas. Eles deverão discutir em grupo sobre o que perceberam e como isso se relaciona com o mapa de empatia criado anteriormente.

  5. Etapa 5 - Criação de uma obra

    Os alunos irão criar uma obra inspirada nas fotografias de Militão Augusto de Azevedo, utilizando os elementos constitutivos das artes visuais. Eles deverão trabalhar em grupo e apresentar a obra para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar suas obras e discutir sobre como elas se relacionam com as obras de Militão Augusto de Azevedo e com o mapa de empatia criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e reforce os principais pontos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a compreensão da sociedade brasileira do século XIX através das obras de Militão Augusto de Azevedo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Identificação correta dos elementos constitutivos das artes visuais nas obras analisadas.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra inspirada nas fotografias de Militão Augusto de Azevedo.
  • Colaboração e trabalho em equipe durante a criação da obra.
  • Apresentação clara e objetiva da obra criada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o que é o Design Thinking.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na análise das obras de Militão Augusto de Azevedo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos durante a criação da obra.
  • Avaliar e dar feedback sobre as obras criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia sobre Militão Augusto de Azevedo.
  • Analisar as obras de Militão Augusto de Azevedo e identificar os elementos constitutivos das artes visuais presentes em cada uma delas.
  • Criar uma obra inspirada nas fotografias de Militão Augusto de Azevedo, utilizando os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Trabalhar em grupo durante a criação da obra.
  • Apresentar a obra criada para a turma e discutir sobre ela.