Aula sobre Militao Augusto De Azevedo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o fotógrafo Militão Augusto de Azevedo, um dos principais representantes da fotografia documental no Brasil do século XIX. Através da metodologia ativa de gamificação, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o trabalho de Militão, desenvolvendo a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais. Para contextualizar o tema, apresente aos alunos algumas fotografias de Militão, destacando a importância de seu trabalho para a história da fotografia no Brasil. Além disso, pode ser interessante relacionar o trabalho de Militão com a fotografia contemporânea, mostrando como sua obra influenciou a produção fotográfica atual.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o fotógrafo Militão Augusto de Azevedo, um dos principais representantes da fotografia documental no Brasil do século XIX. Através da metodologia ativa de gamificação, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o trabalho de Militão, desenvolvendo a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais. Para contextualizar o tema, apresente aos alunos algumas fotografias de Militão, destacando a importância de seu trabalho para a história da fotografia no Brasil. Além disso, pode ser interessante relacionar o trabalho de Militão com a fotografia contemporânea, mostrando como sua obra influenciou a produção fotográfica atual.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância de Militão Augusto de Azevedo para a história da fotografia no Brasil. Em seguida, explique a metodologia de gamificação que será utilizada na aula.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Criação das cartas

    Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o trabalho de Militão Augusto de Azevedo. Forneça materiais como cartolinas, canetas coloridas, lápis de cor, tesouras e cola para a criação das cartas.

  5. Etapa 5 - Troca de cartas entre os grupos

    Os grupos irão trocar suas cartas com outros grupos para poderem responder às perguntas e afirmações criadas pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Resposta às perguntas e afirmações

    Cada grupo irá responder às perguntas e afirmações recebidas dos outros grupos. Auxilie os alunos na busca das respostas corretas e na discussão sobre as informações apresentadas.

  7. Etapa 7 - Montagem do jogo

    Cada grupo irá montar seu jogo com as cartas criadas e respondidas. Auxilie na organização dos jogos e na finalização das atividades.

  8. Etapa 8 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as perguntas e afirmações criadas e as respostas encontradas. Avalie a criatividade e o conhecimento apresentados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a contextualização histórica da fotografia no Brasil.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação das cartas de perguntas e afirmações.
  • Precisão nas respostas às perguntas e afirmações.
  • Colaboração e participação ativa dos alunos na criação e apresentação dos jogos.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia de gamificação e orientar os alunos na criação das cartas.
  • Auxiliar os alunos na busca das respostas corretas e na discussão sobre as informações apresentadas.
  • Avaliar a criatividade e o conhecimento apresentados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar as cartas de perguntas e afirmações.
  • Trocar as cartas com outros grupos e responder às perguntas e afirmações recebidas.
  • Montar o jogo e apresentá-lo para a turma.