Aula sobre Militao Augusto De Azevedo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Militão Augusto de Azevedo foi um importante fotógrafo brasileiro do século XIX, conhecido por suas fotografias que retratavam a cidade de São Paulo em sua época de transformação e modernização. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer a obra de Militão Augusto de Azevedo e analisar os elementos constitutivos das artes visuais presentes em suas fotografias. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Militão Augusto de Azevedo foi um importante fotógrafo brasileiro do século XIX, conhecido por suas fotografias que retratavam a cidade de São Paulo em sua época de transformação e modernização. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer a obra de Militão Augusto de Azevedo e analisar os elementos constitutivos das artes visuais presentes em suas fotografias. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema e apresente algumas fotografias de Militão Augusto de Azevedo para os alunos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro e receberão um texto sobre a vida e obra do fotógrafo para leitura.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre o texto lido e farão anotações sobre os principais pontos abordados. Cada grupo escolherá um representante para apresentar as conclusões da discussão.

  4. Etapa 4 - Apresentação das conclusões

    Cada grupo apresentará as conclusões da discussão para a turma, com destaque para os elementos constitutivos das artes visuais presentes nas fotografias de Militão Augusto de Azevedo.

  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Os alunos serão divididos em dois grupos e cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos sobre um tema relacionado às fotografias de Militão Augusto de Azevedo. Após as apresentações, os grupos farão perguntas e comentários sobre as argumentações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos criarão em grupo um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar os elementos constitutivos das artes visuais presentes nas fotografias de Militão Augusto de Azevedo, baseando-se no que foi conversado nos grupos.

  7. Etapa 7 - Aplicação do modelo de avaliação

    Os alunos aplicarão o modelo de avaliação criado em grupo para avaliar as fotografias apresentadas pelo professor.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma síntese da atividade e incentive os alunos a continuarem a análise dos elementos constitutivos das artes visuais presentes em outras obras de arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos constitutivos das artes visuais nas fotografias de Militão Augusto de Azevedo.
  • Participação ativa nas discussões em grupo e no debate crítico.
  • Criação de um modelo de avaliação por rubrica coerente e bem estruturado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as fotografias de Militão Augusto de Azevedo.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na leitura do texto.
  • Mediar as discussões em grupo e o debate crítico.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e do debate crítico.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica coerente e bem estruturado.
  • Aplicar o modelo de avaliação para avaliar as fotografias apresentadas pelo professor.
  • Cooperar com os colegas de grupo.
  • Demonstrar criatividade e capacidade de argumentação.