Aula sobre Militao Augusto De Azevedo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, iremos explorar a vida e obra do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros do século XIX. Ele foi responsável por registrar a transformação da cidade de São Paulo, desde a época em que era uma vila até a sua modernização no final do século XIX. Através das fotografias de Militão, podemos entender como a cidade se desenvolveu e como a vida das pessoas mudou ao longo do tempo. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, iremos explorar a vida e obra do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros do século XIX. Ele foi responsável por registrar a transformação da cidade de São Paulo, desde a época em que era uma vila até a sua modernização no final do século XIX. Através das fotografias de Militão, podemos entender como a cidade se desenvolveu e como a vida das pessoas mudou ao longo do tempo. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Inicie a atividade apresentando Militão Augusto de Azevedo e sua importância para a história da fotografia brasileira. Serão exibidas algumas fotografias de Militão e os alunos serão convidados a observar e comentar sobre as imagens.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Análise de fotografias

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por analisar uma fotografia de Militão. Eles deverão observar os elementos constitutivos das artes visuais presentes na imagem, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço e movimento. Em seguida, deverão registrar suas observações em um papel.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Criação de uma fotografia

    Os alunos serão convidados a criar uma fotografia inspirada no trabalho de Militão. Eles poderão utilizar seus celulares ou câmeras para fazer a foto. O objetivo é que eles apliquem os conceitos aprendidos na estação anterior e criem uma imagem que conte uma história sobre a cidade.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Criação de um texto

    Os alunos serão convidados a escrever um texto sobre a importância do trabalho de Militão para a história da fotografia brasileira. Eles deverão utilizar as informações apresentadas pelo professor e as observações feitas na estação 1 para construir o texto.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento das atividades

    Ao final da atividade, cada grupo deverá compartilhar suas atividades com a turma. Os alunos poderão apresentar suas fotografias e textos e comentar sobre o processo de criação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma fotografia inspirada no trabalho de Militão.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever um texto argumentativo sobre a importância do trabalho de Militão para a história da fotografia brasileira.

Critérios de avaliação

  • Observação dos elementos constitutivos das artes visuais presentes na fotografia.
  • Criatividade na criação da fotografia.
  • Coerência e clareza na escrita do texto argumentativo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância para a história da fotografia brasileira.
  • Orientar os alunos na análise das fotografias de Militão.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma fotografia inspirada no trabalho de Militão.
  • Orientar os alunos na escrita do texto argumentativo.
  • Mediar o compartilhamento das atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Observar os elementos constitutivos das artes visuais presentes na fotografia.
  • Criar uma fotografia inspirada no trabalho de Militão.
  • Escrever um texto argumentativo sobre a importância do trabalho de Militão para a história da fotografia brasileira.
  • Compartilhar suas atividades com a turma.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.